NOVA IDENTIDADE – PERFORMANCE AERODINÂMICA
Apresentando linhas exteriores inspiradas no conceito de design Nagare, o Mazda5 ganhou uma nova identidade. Tanto no painel de instrumentos, coluna de direcção e consola central, como nos bancos, materiais, cores e tecidos, a mais recente aposta nipónica transmite, a todos os níveis, uma qualidade superior.
Recorrendo a uma linguagem de design derivada do estudo pormenorizado de formas naturais, todas as curvas e linhas do novo Mazda5 criam uma forma geral fascinante. Começando pela grelha frontal, típica da Mazda, e pelo design dos faróis dianteiros, até ao formato do tejadilho, o Mazda5 assemelha-se mais a um modelo desportivo de cinco portas do que a um carro familiar de sete lugares. Por tudo isto, consegue diferenciar-se de outras propostas existentes no mercado e contribui para uma performance aerodinâmica, factor que, normalmente, não é uma característica de um modelo C-MAV. A partir da traseira, é possível observar os pilares D ocultos, a nova localização dos faróis e um pára-choques rebaixado. Cada um destes elementos faz parte do fluxo natural do design, tal como se de um seixo liso num rio se tratasse. Na frente, o novo lábio inferior, a cobertura inferior do motor lisa e os defl ectores na zona dos pneus funcionam em conjunto, de modo a que o ar circule de forma efi ciente debaixo do veículo, contribuindo para uma maior redução no que toca a consumos. O design deste modelo foi também optimizado para melhorar os seus movimentos à frente e atrás. Estas medidas permitiram que o novo Mazda5 alcançasse um coeficientede penetração de apenas 0,30, um dos mais baixos do segmento C-MAV.
O novo Mazda5 conta com portas laterais deslizantes, que podem funcionar de modo automático ou manual. Estas permitem não só uma das maiores aberturas de acesso à bagageira do seu segmento, como facilitam a entrada e saída dos passageiros. Com capacidade até sete passageiros, os seus bancos podem ser facilmente rebatidos, permitindo diferentes configurações, incluindo a funcionalidade única da Mazda, denominada Karakuri. O modelo conta também com variados espaços de arrumação, incluindo um subcompartimento na bagageira de oito litros, seis apoios para copos, dois para garrafas, e ainda um porta-luvas de 11 litros. Existem também dois tabuleiros rebatíveis com apoio de copos nas costas dos bancos da frente. (…)