UMA HISTÓRIA DE SUCESSO: DOIS MODELOS, UMA AMBIÇÃO
Revelando uma nova interpretação dos automóveis desportivos, os novos M3 Berlina e M4 Coupé, que foram apresentados no Algarve, no Epic Sana, levam mais além a filosofia BMW M. Atreva-se a descobri-los!
O Algarve foi o local escolhido para a apresentação internacional dos novos BMW M3 Berlina e BMW M4 Coupé. Durante dois dias, que ficaram marcados pela adrenalina e pelo verdadeiro prazer de condução, foi possível descobrir estas duas novas apostas da marca bávara, às quais ficámos realmente rendidos. Desde a condução em estrada – e que estradas! –, passando pela condução no autódromo do Algarve, até a um test-drive com um piloto profissional em pista, tudo fizemos para ficarmos a conhecer a verdadeira essência dos novos modelos. Não temos dúvidas de que o seu ADN é único e resume-se a uma palavra: adrenalina. O novo BMW M3 e o primeiro BMW M4 são mais duas das “vítimas” da atual tendência de downsizing, uma vez que abdicam do anterior V8 atmosférico e optam por um evoluído motor de seis cilindros em linha, sobrealimentado, com dois turbos e injeção direta. Uma vez que o motor é o coração de cada modelo M, esta nova unidade de seis cilindros turbo montada nos dois automóveis combina as virtudes de uma unidade de aspiração natural de alta rotação com os pontos fortes da tecnologia de turbocompressor. O novo motor produz uma potência máxima de 431 cv e consegue também uma redução no consumo de combustível e de emissões de cerca de 25%. De modo a maximizar a capacidade dinâmica, sem comprometer a excelente eficiência, estes modelos contam com uma redução de 80 kg no peso. O tejadilho em carbono, presente em ambos os modelos, é prova desse esforço de redução de peso. Um dos objetivos principais no desenvolvimento do BMW M3 Berlina e do BMW M4 Coupé era assegurar que estes novos modelos pudessem comportar-se na estrada como se estivessem em pista. Por isso, é de referir a presença de um sistema de arrefecimento que garante o equilíbrio de temperatura para o motor. Para acentuar o carácter de corrida dos dois modelos em termos da sua composição técnica, os engenheiros trabalharam de perto com pilotos profissionais da BMW Motorsport durante a fase de desenvolvimento.
BMW M3 Berlina: máximo desempenho
As grandes entradas de ar na frente do BMW M3 Berlina tornam óbvio que este modelo foi desenvolvido pelos engenheiros com o objetivo claro de oferecer o máximo desempenho. Ideia que é enfatizada pelo carácter único impresso pelos magníficos faróis de LED, que fascinam e prendem logo ao primeiro olhar. A linha curva do tejadilho combina a silhueta de uma berlina de quatro portas com a personalidade de um carro desportivo de alto desempenho, o que confere a este modelo um aspeto único. O tejadilho de carbono reduz o seu peso total e também o seu centro de gravidade, o que garante uma condução ainda mais desportiva. A cortina de ar adiciona o toque final na aerodinâmica do veículo. Na traseira, as quatro saídas de escape dão a conhecer um som inconfundível. Este automóvel tem um desempenho imbatível tanto na tecnologia como no design e, acima de tudo, na estrada.
BMW M4 Coupé: reflexo da potência
A extraordinária potência do BMW M4 Coupé é visível em todos os detalhes. As marcantes entradas de ar na secção frontal permitem a entrada de um enorme volume de ar de refrigeração para o propulsor M. A musculada Powerdome revela os contornos do potente motor turbocomprimido. Ao mesmo tempo, o capot alongado assinala o início de uma linha de coupé desportiva, destacando a sua pura competitividade. As cortinas e as entradas de ar (air breather) permitem melhorar a aerodinâmica, enquanto a grelha de barras duplas M, as entradas de ar específicas M e os retrovisores exteriores M, bem como as duplas ponteiras de escape M, oferecem um visual verdadeiramente dinâmico ao BMW M4 Coupé. Na traseira, as quatro ponteiras de escape ligeiramente inclinadas e com uma inconfundível sonoridade transmitem uma mensagem clara. Este veículo é um símbolo da imbatível performance tecnológica e do design, manifestados na estrada. Componentes aerodinâmicos perfeitamente coordenados permitem otimizar a dinâmica de condução, a estabilidade e o controlo dos automóveis da gama M, sobretudo em velocidades elevadas. O marcante para-choques frontal simboliza o conceito aerodinâmico específico dos automóveis da gama M. Na pista de competição, tal como pudemos testar, as generosas entradas de ar asseguram uma excelente ventilação do motor, assim como o sistema de sobrealimentação, líquido, e sistema de refrigeração dos travões e do óleo da transmissão M DKG. As duas entradas de ar verticais e as entradas de ar laterais M, em forma de guelra, produzem uma corrente de ar acelerada, contornando as rodas dianteiras. O “Gurney”, um defletor colocado sobre a bagageira, permite otimizar igualmente a aerodinâmica, melhorando o equilíbrio aerodinâmico entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro, ao mesmo tempo que aumenta o downforce. A rigorosa coordenação entre todos os elementos oferece um excelente equilíbrio aerodinâmico, preparando o veículo para a competição e para a inconfundível sensação de desporto motorizado M.
No que toca a motorizações, ambos os modelos contam com o motor BMW M TwinPower Turbo de seis cilindros em linha com 3.0 litros de cilindrada a gasolina, que combina o melhor de dois mundos. Trata-se de um motor altamente rotativo que atinge as 7600 rpm, uma potência de 431 cv (317 kW) e um binário máximo de 550 Nm, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos. A injeção direta de alta pressão associada à tecnologia BMW TwinPower turbo e uma típica afinação M oferecem uma capacidade de resposta direta, permitindo reagir com um vigoroso impulso e um arranque fulminante ao mais pequeno toque de acelerador. Um conceito de refrigeração com origem no desporto de competição, um cárter com tampa adicional e a respetiva bomba de óleo permitem que este propulsor M enfrente qualquer desafio, e disso somos testemunhas! Um conjunto de inovações, como a construção especial (isenta de buchas) e a cambota forjada, mais leve, representam outras soluções presentes no conceito de construção inteligente de baixo peso. Tudo isto, em conjunto, permite melhorar a dinâmica, a aceleração, o consumo e a otimização da distribuição do peso entre eixos de 50:50. O resultado é um comportamento de condução nunca antes conseguido, destacado pela inconfundível e impressionante sonoridade do propulsor M.