Uma nova dimensão
O Mercedes-Benz Classe E Cabrio combina um design progressivo e tecnologia inovadora com uma condução e características aerodinâmicas impressionantes. Esta combinação única deu origem a um veículo fascinante, pensado para condutores modernos.
A condução a céu aberto ganhou uma nova dimensão graças ao Mercedes-Benz Classe E Cabrio. O sistema defletor AIRCAP canaliza os fluxos do ar por cima da cabeça dos ocupantes do automóvel e permite usufruir de uma condução descapotável sem restrições nos quatro lugares. As correntes de ar e os incómodos remoinhos de vento foram visivelmente reduzidos, tendo sido melhorada a comunicação entre os ocupantes, bem como a climatização. O AIRCAP é constituído por um módulo de lamelas defletoras integradas na estrutura do tejadilho em combinação com um pequeno defletor entre os apoios de cabeça traseiros. Pela primeira vez pode ser regulado, dependendo da velocidade. Quando ativada, a lamela defletora de vento eleva-se a partir de 40 km/h e recolhe automaticamente a uma velocidade inferior a 15 km/h. O sistema pode ser ativado com o premir de um botão durante a condução, a uma velocidade até 160 km/h. O sistema de aquecimento na zona da cabeça, desenvolvido pela Mercedes-Benz, aumenta a estação de condução descapotável. Com o premir de um botão, o ar envolve os ombros e o pescoço do condutor e acompanhante como se fosse um cachecol quente. O sistema aspira o ar frio para, depois de aquecido, o distribuir através de discretos difusores integrados nos apoios de cabeça.
Seja com a capota aberta ou fechada, o novo Classe E Cabrio atrai olhares onde quer que vá. O design interior realça o papel de liderança, ao apresentar novos contornos dinâmicos e uma sensação de espaço que poucos outros cabriolets podem oferecer. A versão de carroçaria cabriolet é única. A silhueta elegante da capota e a aparência exclusiva do exterior concedem a este modelo um ar luxuoso e desportivo. Já a zona dianteira reinterpretada, bem como a traseira musculada, definem padrões. A secção dianteira expressiva do Classe E Cabrio, com amplas entradas de ar, representa uma nova interpretação da característica aparência de “quatro olhos” deste modelo. A grelha do radiador em forma de diamante, de uma única lamela, e a estrela no centro adicionam-lhe um toque dinâmico e desportivo.
O design exterior é transposto para o interior do veículo. O carácter desportivo emana da zona do cockpit, com as saídas de ar em prateado, o novo painel de instrumentos com três mostradores e o monitor a cores. Por tudo isto, o novo Classe E Cabrio é um exemplo clássico de como a tecnologia inovadora torna cada viagem numa experiência. O interior apresenta diversos sistemas úteis, que também dão a conhecer linhas elegantes e uma sensação de espaço que poucos cabriolets podem oferecer. Uma vez que a condução a céu aberto é ainda mais agradável com companhia, este modelo tem capacidade para quatro pessoas, que podem usufruir dos confortáveis bancos individuais com apoios de cabeça integrados. O novo interior e as cores contrastantes dão um novo ar ao modelo. A nova combinação de azul deep-sea e silk bege é apenas um dos exemplos das oito tonalidades disponíveis. Os elementos ornamentais apresentam uma nova aparência em alumínio escovado.
Os motores diesel de quatro cilindros, de que são exemplo o E 220 CDI e o E 250 CDI, apresentam nos dois níveis de potência qualidades surpreendentes, como o binário intenso com baixo nível de consumo de combustível. Com níveis de emissões e de consumo impressionantemente baixos, os motores diesel do novo Classe E Coupé e Cabrio combinam o que durante longo tempo era considerado impossível. No que toca às caixas de velocidades, estão disponíveis uma manual de seis velocidades e uma automática de sete velocidades. A primeira permite mudanças de velocidades desportivas graças a passagens de caixa curtas e precisas, podendo-se visualizar no painel de instrumentos sugestões de mudança de velocidades para uma condução mais económica. A aperfeiçoada caixa automática de sete velocidades contribui para uma condução mais dinâmica ou para um modo de condução ecológico (S e E), com mudanças de velocidade mais suaves e uma capacidade de resposta mais direta. Não há dúvida de que conduzir um cabrio resulta numa elevada sensação de liberdade para os ocupantes do veículo, porém, no caso do Classe E Cabrio, o condutor beneficia também de uma experiência de condução singular – seja com a capota aberta ou fechada.