BLUE ELEPHANT

A COZINHA REAL TAILANDESA

 

Os tailandeses têm duas grandes paixões: a família real e a gastronomia. Para comprovar e atestar esta velha máxima, impõe-se uma passagem pelo prestigiado Blue Elephant. Localizado em Banguecoque, este é um restaurante onde o requinte e o glamour se sentam lado a lado com o melhor que a cozinha tradicional tailandesa tem para oferecer.

 

Considerado por muitos um dos melhores restaurantes do mundo, o Blue Elephant é uma das “joias gastronómicas” da capital tailandesa. Aberto desde 2002, conta com o talento e os segredos culinários da chef Nooror Somany, que se dedica, desde 1980, a espalhar a cozinha tailandesa pelo mundo. O primeiro restaurante Blue Elephant abriu em Bruxelas, mas outros se seguiriam. De Paris ao Dubai, Nooror Somany gere 12 restaurantes e tem um programa semanal de cozinha num canal de televisão internacional. A explicação para o nome do restaurante é simples: “blue” (azul) é a cor real da bandeira tailandesa; “elephant” (elefante) é o animal que melhor representa a Tailândia. Como ver um elefante azul será algo para nunca esquecer, o mesmo deverá acontecer com este restaurante: uma visita inesquecível. No menu, uma vasta oferta de sabores e aromas tailandeses varia entre o clássico e o contemporâneo. Tanto nos pratos ancestrais tailandeses como nos mais populares, ou mesmo nas criações dos chefs, rapidamente se percebe a excelência da cozinha do Blue Elephant. Coloridos e bem decorados, os pratos conseguem, mesmo antes da primeira prova, impressionar só pelo impacto visual que causam. Frutas e legumes são apresentados como autênticas obras de arte, numa paleta de cores fascinante. Os ingredientes usados na confeção dos pratos são todos eles de origem local. Mesmo nos restaurantes localizados na Europa e no Médio Oriente, o Blue Elephant faz questão de importar todos os produtos alimentares da Tailândia. No que toca aos vinhos, o restaurante faz também questão de apresentar na sua lista o que de melhor se produz na Tailândia. Com uma cozinha rica e complexa em termos de sabores e aromas, cada tipo de vinho pode ajudar a encontrar a harmonia desejada entre a comida e a bebida. Uma excelente junção, que conduz o visitante a uma experiência original e de grande qualidade gastronómica.

 

Edifício elegante

Para completar o magnífico quadro, o Blue Elephant Bangkok funciona num belo e elegante edifício, datado de 1903 e renovado em 2000, o Thai Chine Building. Nos seus três andares, espalham-se várias salas de refeições, decoradas em estilo tailandês, com paredes revestidas a madeira, onde imperam inúmeras peças de artesanato local. Na verdade, uma refeição no Blue Elephant permite conciliar a autenticidade da cozinha tailandesa – respeitando a tradição mas sem esquecer a inovação – com um ambiente requintado e um serviço afável.O Blue Elephant está aberto sete dias por semana, ao almoço, entre as 11h30 e as 14h30 horas, e ao jantar, entre as 18h30 e as 22h30 horas (…).