TWITTER

INFLUENTE? SIM… NO TWITTER

 

Carlos Zorrinho, Edite Estrela e Daniel Oliveira. Dois políticos, um blogger, a mesma influência. São eles que lideram a lista de portugueses mais influentes a nível político no Twitter.

 

Basta uma pesquisa simples no Google com a palavra “Twitter” para percebermos a importância global desta ferramenta internáutica. Desde notícias como “Chavez anuncia no twitter verbas milionárias para diversos setores” a fait-divers como o de sabermos que Demi Moore retirou o nome de casada – Kutchner – do perfil de utilizador nesta rede, tudo aparece. Não é pois de estranhar que também em Portugal muitas personalidades importantes usem esta ferramenta para comunicar e também não é de estranhar que alguém – neste caso a Burson-Marsteller e a Lift Consulting – se tenha dado ao trabalho de perceber quem, em 20 países, são as personalidades mais influentes na área política através do Twitter. Se a nível internacional aparecem figuras tão proeminentes como Barack Obama, Dilma Rousseff ou David Cameron, em Portugal os nomes não correspondem em igual dimensão.

 

Políticos, jornalistas e bloggers

A liderar a lista nacional aparece Carlos Zorrinho, o líder parlamentar do PS, seguido da eurodeputada socialista Edite Estrela e do comentador Daniel Oliveira. Na quarta posição está a jornalista Fernanda Câncio, seguindo-se o investigador Nuno Gouveia (5.º), o jornalista José Manuel Fernandes, o deputado socialista João Galamba (6.º), o argumentista João Quadros (7.º), o jornalista Paulo Querido (8.º) e o deputado do CDS Michael Seufert (10.º). Uma lista que demonstra bem que os opinion makers em Portugal estão longe de ser apenas os políticos, figurando aqui jornalistas, investigadores ou bloggers. Em três meses, os 10 portugueses mais influentes do Twitter receberam, em média, 3067 retweets, 9155 menções e registaram cerca de 10.443 seguidores na rede social. (…)