Eram já muitos os que recorriam ao Facebook para ter acesso às notícias de última hora, partilhadas por jornais ou canais de televisão através das suas páginas. A rede social deu, agora, um passo para tornar a experiência mais rápida e interativa e lançou a funcionalidade Instant Articles, que permite que os editores criem artigos mais rápidos e interativos.
No âmbito de uma parceria estabelecida com o Facebook, nove editores passam a publicar diretamente conteúdos noticiosos na rede social a que se pode aceder nos dispositivos móveis de uma forma 10 vezes mais rápida e com uma leitura mais simples. Os rumores de que o Facebook pretendia ter notícias diretamente na sua página já se arrastavam há muito e a empresa de Mark Zuckerberg encerrou o assunto com o anúncio de uma parceria com os norte-americanos The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC e The Atlantic e os europeus The Guardian, BBC News, Spiegel e Bild, cujos artigos selecionados podem ser consultados através da app do Facebook para iPhone. Numa altura em que cada vez mais pessoas acedem a notícias nos seus dispositivos móveis e muitos dos utilizadores da rede social partilham conteúdos noticiosos a partir do seu perfil, principalmente através da aplicação do Facebook para smartphones e tablets, era necessário criar uma aplicação deste género. A empresa fez as contas e diz que, em média, são precisos oito segundos para descarregar uma notícia e ter acesso à mesma. Com a nova função, a experiência de leitura torna-se até 10 vezes mais rápida do que nos tradicionais artigos para web móvel, deixando de ter que se abrir notícias em sites externos à rede social.
A pensar nos editores
Os editores têm a possibilidade de tornar os seus conteúdos interativos, através de fotografias, vídeos, mapas ou áudio, com contributos para o artigo do próprio jornalista ou de uma das pessoas visadas na notícia ou reportagem. A parceria torna-se mais interessante para os nove editores que embarcam nesta aventura, uma vez que esses têm a possibilidade de vender publicidade juntamente com os artigos que publicam através da rede social. Para a estreia de Instant Articles, foi lançada uma série especial de artigos do The New York Times, BuzzFeed, National Geographic, NBC e The Atlantic. Para já, os nove editores pretendem publicar poucos artigos por semana, uma situação que poderá ser alterada consoante o feedback inicial. Com mais de 1400 milhões de utilizadores em todo o mundo, grande parte a aceder à rede social em smartphones, o Facebook reúne a atenção que qualquer negócio deseja.