A Islândia é um país de contrastes: entre o fogo e o gelo, o dia e a noite, o quente e o frio. Sensações potenciadas num spa exclusive e levadas ao limite do conforto e do prazer.
“Tenho as malas prontas e estou preparada para partir”, canta a islandesa Björk, na conhecida música Leaving on a jet plane. Mas talvez a cantor não precise de ir para muito longe, se pretende encontrar um lugar especial, já que o seu país tem condições naturais para criar spas diferentes do resto do mundo. A Islândia, localizada no Noroeste da Europa, é uma grande ilha vulcânica do Atlântico Norte, que tem uma actividade geotérmica intensa. É considerada um dos melhores países no que diz respeito à qualidade de vida da sua população. E se é verdade que durante o Inverno tem poucas horas de luz por dia, também é um facto que no Verão a luz é quase contínua. Por outro lado, não há quem a visite que não refira as suas incríveis paisagens, que incluem géisers, vulcões activos e desertos de lava. Por todas estas razões, a Islândia é um óptimo local para um spa de luxo. Geralmente, o potencial frio é combatido pelas piscinas de água quente. Mas o Blue Lagoon vai mais longe: os clientes desfrutam de banho e relaxamento não nas águas de uma qualquer piscina, mas em 6 milhões de litros de água do mar geotermal, renovada a cada 40 horas. Com uma temperatura de cerca de 38º C, estas águas são conhecidas pelos efeitos benefices para a pele, por terem propriedades como sílica, minerais e algas. Os banhistas têm, por isso, acesso à lama
Para além deste atractivo, há uma intense cascata que oferece massagens energizantes, bem como diversos jactos de água fria e saunas, para brincar com o quente e o frio. A maior parte das massagens são dadas dentro de água. Isto porque o corpo está mais maleável e leve. Por outro lado, a água é o principal elemento constituinte do corpo humano e traz consigo uma sensação de segurança semelhante à dos meses de gestação. Daí que se considere que este seja um factor estimulante de resultados positivos. Uma das mais requisitadas é a terapia Crânio-Sacral, também dentro de água. Através de toques suaves, age directamente no sistema nervoso, tratando de bloqueios e doenças. E depois, claro está, o conforto não é coisa de que se prescinda no Blue Lagoon. (…)