UMA UNIÃO DE PUREZA E REQUINTE, a coleção Ludo reinterpreta uma criação icónica da Van Cleef & Arpels de 1934. Brincando com a alcunha de um dos membros fundadores da Maison, a bracelete Ludo foi lançada com um sucesso prodigioso. Fazendo lembrar o contorno de um cinto, um acessório de moda popular na época, esta peça destaca-se pela sua malha flexível e pela sua fivela engastada com pedras preciosas. Inspirados por esta bracelete, os primeiros relógios secretos Ludo foram criados em 1935.
Este ano, a Van Cleef & Arpels apresenta uma nova estética em ouro amarelo guilloché. Este motivo vai buscar inspiração a uma técnica consagrada pelo tempo e usada pela Maison desde a década de 1910 em acessórios, objetos preciosos, jóias e relógios. Uma técnica transmitida através da arte da ourivesaria e dos serviços de mesa, a guilhoché consiste em gravar delicadas linhas paralelas em metal precioso, pedra ou madrepérola. Nesta versão, as linhas emanam como um raio de sol, criando uma interação de luz com nuances que se altera com os movimentos do dia.
Nas suas duas versões em ouro rosa, o relógio secreto Ludo revela um engaste de safiras rosa ou diamantes que expandem gradualmente de diâmetro à medida que irradiam do centro. Para criar estes engastes, os gemólogos da Maison recorreram à sua experiência para compor um conjunto de pedras preciosas cujo brilho e intensidade iguais ecoam em perfeita harmonia. Tal como na criação original, a malha flexível dos elos da bracelete faz lembrar um cinto. Como um tecido fino, os elos são cuidadosamente montados à mão, um a um, para uma excelente articulação e flexibilidade. Mantendo a ilustre tradição dos relógios secretos da Van Cleef & Arpels, a pressão simultânea sobre os dois motivos engastados de pedras preciosas abre a aba para revelar o mostrador em madrepérola branca guilloché.