PROENÇA-A-NOVA

ALDEIAS DE CUNQUEIROS E SESMOS reconvertem áreas florestais em agrícolas.

As aldeias de Cunqueiros e dos Sesmos, ambas na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, vão ser as próximas localidades a reconverter as áreas florestais existentes na faixa de gestão de combustível de cem metros em redor do aglomerado populacional em áreas agrícolas. O executivo municipal aprovou, em reunião de Câmara de 16 de janeiro, os presentes projetos no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio à Reconversão de Áreas Florestais em Áreas Agrícolas nas Faixas de Gestão de Combustível em redor dos Aglomerados Populacionais. O objetivo é tornar as aldeias mais seguras na eventualidade da ocorrência de incêndios rurais, permitindo que os proprietários de terrenos nesta faixa os possam rentabilizar, recorrendo, por exemplo, a árvores de fruto.

De acordo com o disposto no Regulamento, o primeiro passo para a implementação do projeto é a identificação de todos os proprietários das parcelas a intervencionar, realizando o cadastro nas situações em que o mesmo ainda não esteja feito. Entre os seus deveres, encontra-se a manutenção das propriedades geridas durante um período de cinco anos. Da parte do Município, será garantida a mobilização mecânica do solo nas propriedades florestais que se encontram dentro da faixa de gestão combustível de proteção ao aglomerado populacional, por forma a converter estas em área agrícola; e a oferta das árvores ou espécies agrícolas identificadas pelo proprietário. O número de árvores a plantar por hectare (compasso) será de acordo com a espécie, respeitando os guias práticos de agricultura.

Estes dois projetos juntam-se a outros que têm sido desenvolvidos no concelho, nomeadamente nas aldeias de Mó – a primeira a beneficiar dos apoios deste regulamento -, Fórneas, Vale de Água, Galisteu, Giesteiras, Sobrainho dos Gaios, Corgas e Malhadal: nestas situações, os projetos foram apoiados pela iniciativa governamental “Condomínio de Aldeia” que comunga dos mesmos princípios do Regulamento Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *