PROENÇA-A-NOVA

AERÓDROMO MUNICIPAL de Proença-a-Nova registou recorde de voos em 2022

Este Aeródromo Municipal, situado na localidade de Moitas, registou em 2022 um movimento total de aeronaves (1575) largamente superior aos quatro anos anteriores, batendo recorde de voos neste período. Durante o ano de 2022 a maior parte destes movimentos foram provenientes de Bombardeamentos com água, soluções e produtos para preservação do meio ambiente (838), com outras atividades de movimentos privados lúdicos e de trabalho aéreo (737).

No que ao número de voos diz respeito, destaque também para os anos de 2019 (1 186) e 2021 (1 154), que, durante este espaço temporal obtiveram também resultados bastante positivos, tendo antecedido e seguido o período pandémico da Covid-19 em que, também esta atividade foi severamente afetada. Neste sentido, 2020 foi, de longe, o ano mais impactado pela pandemia, tendo registado apenas 596 voos.

Se 2021 marcou o regresso à atividade regular e 2022 superou as expectativas, em 2023 é esperado que possa continuar o ritmo acentuado de movimentos de aeronaves. Este ano ficará também marcado por nova revisão de certificação do Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova, por parte da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizada de cinco em cinco anos por esta organização, sob o âmbito do Regulamento (UE) nº 139/2014 de 12 de fevereiro.

As potenciais remodelações e correções no Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova deverão também originar um aumento de investimento anual neste espaço, por forma a corresponder a todas as exigências e critérios estabelecidos.

O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova é de Classe 1, com Categoria I de Salvamento e Luta Contra Incêndios; neste espaço pode encontrar em funcionamento a Escola de Para-quedismo “Sky Fun Center” e a Escola de Paramotor – Clube de Voo Ascendente -, responsáveis por grande parte dos saltos lúdicos privados, servindo ainda de Base Permanente da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *