Cada vez mais condutores europeus estão a escolher veículos com transmissões automáticas, de acordo com os novos dados de vendas Ford. Só nos últimos três anos, o número de carros e furgões Ford vendidos com transmissão automática mais do que triplicou de 10.4 por cento em 2017 para 31.3 por cento durante o primeiro mês de 2020. “Entre os vários benefícios das transmissões automáticas está a possibilidade de usufruir das mais recentes tecnologias de assistência à condução, tornando tudo mais fácil e confortável, desde o acto de estacionar até ao trânsito pára-arranca,” declarou Roelant de Waard, vice-presidente, Marketing, Vendas & Serviço, Ford Europa. “Contamos manter esta tendência pois no futuro mais pessoas vão trocar para veículos elétricos — estabelecendo as transmissões automáticas como uma norma.”
A Ford oferece transmissões automáticas há quase 70 anos. Mas a sofisticada tecnologia dos dias de hoje está bem distante do pioneiro Ford-O-Matic que oferecia uma caixa de velocidades automática de apenas três marchas. Desde a redução do ruído no habitáculo até ao alívio da má disposição, as transmissões automáticas atuais oferecem vários benefícios. Incluem-se tecnologias facilitadoras que permitem aos condutores, enquanto usam Cruise Control Adaptativo, afastarem-se automaticamente após o tráfego de pára-arranca – ou estacionar apenas com um botão. A app FordPass também permite aos condutores de veículos Ford com transmissão automática o arranque do motor em remoto, um recurso útil para climatizar o habitáculo com uma temperatura confortável e para desembaciar o pára-brisas em manhãs frias.
Tendência de condução de carros pequenos e médios – A tendência tem crescido em parte pelo aumento de condutores que elegem pequenos – e médios – veículos com transmissões automáticas. Os veículos Ford que têm cada vez mais especificações com transmissões automáticas incluem o Focus, com 30.9 por cento dos modelos vendidos com transmissão automática em Janeiro deste ano comparando com 7 por cento dos modelos em 2017. Os modelos Fiesta e Puma podem também agora ter transmissões automáticas que oferecem melhorias de eficiência de combustível de até de 15 por cento comparando ao modelo equivalente anterior do Fiesta.
Furgões automáticos em ascensão – Da mesma forma, no que diz respeito a furgões, 31 por cento dos veículos comerciais vendidos em Janeiro tinham transmissões automáticas, comparando com 13.4 por cento em 2017. Durante o mesmo mês, 19 por cento dos modelos Transit vendidos foram equipados com transmissões automáticas comparando com 4.7 por cento dos modelos em 2017. Em 2019, nos principais cinco grandes mercados europeus, a maior proporção de veículos Ford vendidos com transmissões automáticas foi na Alemanha, seguida pela França, UK, Espanha e Itália.
Estrada pela frente – Transmissões automáticas apontam para um futuro cada vez mais eletrificado com carros que sem mudanças manuais – e além disso, a introdução dos carros de condução autónoma. O novo Mustang Mach-E 100% elétrico pode ser conduzido com um só pedal, pois a travagem regenerativa abranda o carro a ponto de que quando o acelerador é levantado, o pedal do travão raramente é necessário.