Dois homens! Uma conversa suja que põe a nu a verdadeira natureza masculina! Uma mulher! Futebol, pouco! Política, alguma! É assim H2M1 uma comédia ou uma sátira? Temos algumas dúvidas, mas uma certeza: esta peça é, seguramente, uma grande paródia.
Bernardo Sottomayor. Engenheiro civil. Com 46 anos. Divorciado. Pai de uma filha de 15 anos e de um filho de 19 anos. Salvador Menéres Espírito Santo. Advogado. Professor do ensino superior em várias universidades. Militante de um partido da área governativa. Com 45 anos. Casado com Tatão Vasconcelos. Pai de quatro filhas com idades compreendidas entre os 2 e os 16 anos. Amigos desde os tempos de infância, jogam todas as semanas ténis, seguindo, depois da jogatana, para o Irish Bar, onde cumprem o sagrado e (muito) celta ritual de beberem três pints de Guinness cada um, acompanhados de número variável de sanduíches. No conforto e segurança de um ambiente exclusivamente de homens, nada fica por dizer e nem a muita água que corre durante a conversa afoga o que de pior e melhor existe na natureza masculina. Em cena no Teatro Independente de Oeiras – TIO, esta é uma peça de teatro imperdível.
Fundada em 1990, o TIO profissionalizou-se em 2005 e conta com 37 produções apresentadas e mais de 1 milhão e 300 mil espetadores. Ao longo de mais de duas décadas ganhou a confiança e o respeito de um público fidelizado, da crítica e de diversas entidades cooperantes e patrocinadoras. À companhia foram atribuídos prémios pelo reconhecimento do mérito do trabalho apresentado em prol da cultura e do teatro e, muito recentemente, a crítica enalteceu o talento e a excelência do trabalho quer dos atores do TIO quer do encenador e diretor de atores, Carlos d’Almeida Ribeiro. O TIO tem trabalhado com grandes nomes do mundo artístico português, destacando-se as atrizes Daniela Ruah, Maria Helena Matos Santana, Rita Ribeiro, Sofia Nicholson e Liliana Santos, o ator Igor Sampaio e ainda os autores Emanuel, Rui Veloso, João Gil e Francisco Moita Flores, entre outros. Desde 2007 que o TIO tem vindo a desenvolver cada vez mais atividades na sua sala, dando seguimento ao compromisso assumido de fazer daquele espaço uma sala pluricultural. Em apenas cinco anos registaram-se 32 eventos (stand up, formação, teatro, concertos, fado), para além das sessões das várias produções.