FOUR SEASONS HOTEL GRESHAM PALACE BUDAPEST

FPO_BUD_195PÉROLA DA MARGEM ORIENTAL

O Gresham Palace é, desde 1906, o endereço mais elegante de Budapeste. Desfrute de um dos mais belos edifícios Arte Nova da cidade e acorde com o Danúbio aos pés. Um verdadeiro sonho só possível no Four Seasons Hotel Gresham Palace Budapest.

Ainda não completamente invadida por turistas, Budapeste é uma cidade única, repleta de grandiosos monumentos. Localizada na Europa Central, nas margens do extenso rio Danúbio, Budapeste nem sempre foi o que é hoje. Os primeiros registos de povoamento remontam ao Paleolítico, mas foi durante o Império Romano que foi fundada a primeira cidade nesta zona de curva e estreitamento do rio, um dos mais importantes “caminhos” comerciais da História da Europa. Budapeste não era ainda uma cidade conjunta nem havia qualquer ponte fixa sobre o rio. A monarquia absolutista garantiu o desenvolvimento económico de Buda e Peste e, em 1867, foi constituído o Império Austro-Húngaro, logo depois da união das duas cidades numa só e da construção da emblemática Ponte das Correntes. Depois da Primeira Guerra Mundial, a monarquia caiu e o desejo dos húngaros recuperarem os territórios perdidos levou-os a associarem-se à Alemanha, na Segunda Grande Guerra. Mais tarde, foram invadidos pela Rússia, que impôs um regime comunista até à Queda da Cortina de Ferro. A dura e instável história de Budapeste reflete-se nas pessoas e nas ruas da cidade. De uma das capitais mais importantes da Europa, no século XV, passando pelo brilho e pela grandiosidade dos edifícios dos séculos XVII, XVIII e XIX, até às ruas de hoje, quase abandonadas por um comércio que caiu juntamente com o sistema comunista, Budapeste é uma cidade incompreendida, de grandes diferenças sociais e culturais, que ainda procura o seu “lugar ao sol” na Europa. Não tão turística como Praga ou intocável como Viena, a capital da Hungria é uma fascinante metrópole de contrastes, por entre ruelas e edifícios históricos de uma dimensão inimaginável, polvilhados com cúpulas, pormenores coloridos e muita paprica. Budapeste é, por isso, uma grande capital europeia com muito para oferecer e cuja cultura, certamente, o vai apaixonar.

Um edifício únicoFPO_BUD_172

Localizado na bonita praça Roosevelt, em frente da famosa Ponte das Correntes, o Four Seasons Hotel Gresham Palace Budapest é um hotel quase familiar, onde os hóspedes são reconhecidos pelo staff que sabe, por exemplo, qual é o seu sumo favorito no buffet de pequeno-almoço. O prazer de dormir num lugar que faz parte cultura da cidade, da sua história e dos seus costumes, ganha ainda mais significado neste magnífico hotel, cuja “essência” nos leva a revisitar a elegante Belle Époque de Budapeste. O edifício do hotel foi adquirido e mandado reconstruir pela companhia inglesa de seguros Gresham e foi inaugurado em 1906. Pela sua sumptuosidade esta é uma das várias pérolas da margem oriental do Danúbio, refletindo em todo o seu esplendor a arquitetura Arte Nova e Secessionista muito em voga no início do século XX. Para lá do portão de ferro com pavões que nos dá as boas-vindas, fica o imponente hall em forma de T onde, em tempos idos, quando era uma galeria comercial, a alta burguesia e os mais boémios da cidade frequentavam as boutiques, o café ou o cabaret. Desses tempos, passadas as destruidoras II Guerra Mundial e a ocupação soviética, pouco restou, mas a aquisição do edifício pela cadeia hoteleira Four Seasons trouxe-lhe uma terceira vida. Em 2004, quando desceram os taipais e a obra foi revelada, Budapeste inteira aplaudiu o regresso de um dos seus mais belos palácios.

FPO_BUD_312Elegância sem igual

Dos 179 quartos e suítes, sóbria e elegantemente decorados, alguns oferecem uma impressionante vista para o Castelo de Buda e para a Ponte das Correntes, que fica mais bela ainda, se é que tal é possível, quando se acendem as mil e uma luzes de Budapeste. Debaixo da magnífica cúpula de vidro que cobre a Galeria do Pavão, fica o exclusivo mas descontraído lounge e bar onde é possível degustar um bom vinho húngaro ou um inovador cocktail Gresham Portini. Recoste-se nas confortáveis poltronas e celebre a vida com o pianista que, todas as tardes, a partir das 18h00, brinda os hóspedes com música clássica. Caso não queira tirar os olhos do poético Danúbio e da agitação urbana, pode jantar no fantástico Restaurante Gresham que, com as suas grandes janelas e ambiente elegante, evoca a Arte Nova. O chef e a sua equipa de cozinheiros húngaros não o deixarão arrepender, independentemente da sua escolha. Agora que já terminou a sua refeição, pode regressar ao seu quarto e adormecer com a tranquilidade de estar a viver o seu próprio sonho.