MEE

CULTURA GASTRONÓMICA

O Copacabana Palace abriu recentemente o primeiro restaurante pan-asiático do Rio, o MEE. O novo espaço gastronómico apresenta uma carta vasta, elaborada pelo reconhecido chef sino-americano Ken Hom em colaboração com Rafael Hidaka .

 

MEE (Mi), nome feminino que significa beleza em coreano, é um espaço distinto que pretende ser um novo spot no Rio de Janeiro. A carta, elaborada por Ken Hom, será uma viagem pela gastronomia pan-asiática, com opções de pratos da cozinha tailandesa, cambojana, malaia, singapurense, coreana, vietnamita, chinesa e japonesa. Ken Hom não poupou criatividade na elaboração do menu que criou em colaboração com o chef do MEE, Rafael Hidaka. Com muita experiência, Hidaka já trabalhou no Japão, Peru e Argentina. No Rio, e mais propriamente no MEE, garante que o ingrediente principal do restaurante será a qualidade e a frescura dos alimentos. Do sushi bar, os clientes vão poder provar o SashiMEE, que são 10 peixes especiais do chef, como a enguia, o caranguejo e a Vieira na manteiga de trufa, ou as fatias de kobe beef ao molho ponzo. Hidaka também apresenta um molho shoyo especial para o sushi e outro diferente para o sashimi. De referir que o chef e a sua equipa passaram um period em Banguecoque, onde aprenderam técnicas da culinária asiática para serem utilizadas nos pratos. Como entrada, os clientes vão poder provar a deliciosa salada tailandesa picante com tangerina. Para prato principal, destaque para o pato crocante com copos de alface, o salmão cantonês ao vapor e o arroz frito com abacaxi. Para a sobremesa, os clientes podem experimentar frutas e doces com um toque asiático, como a compota morna de manga com sorvete de baunilha e o crème brûlée de gengibre. Para acompanhar os pratos, o barman Paulo Freitas assina a carta de bebidas e apresenta 18 criações, mas elege as três principais que traduzem o conceito do restaurante. Uma infusão de diferentes ingredientes como manga, vodka e especiarias, figo com camomila e gin, ou então essência de pato com bloody mary.

 

Novidades em destaque

O restaurante conta também com uma somellière de saqué, Rejane Wakano, que vai harmonizer pratos com os mais de 25 tipos diferentes da bebida. “Os saqués são importados do Norte e do Sul do Japão, nas regiões onde encontramos as melhores águas”, explica Regiane. No final, o cliente pode ainda tomar um chá personalizado, escolhendo as essências de que mais gosta. O gerente Felipe Ishihama é filho de um japonês e fez questão de desenhar tanto as suas roupas como as de toda a equipa. A área de 190 metros quadrados apresenta uma decoração inspirada na Ásia e conta com as famosas “cabinas”, como nas teahouses chinesas, que permitem uma maior privacidade. As paredes foram pintadas com o vermelho sangdeboeuf das porcelanas chinesas. Para compor a decoração, foram escolhidas telas do artista belga radicado em Banguecoque Christian Develter, que mostram rostos de traços orientais cobertos por pinturas tribais. As cores fortes dos quadros dão um toque contemporâneo ao restaurante.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

MEE

Morada

Copacabana Palace

Av. Atlântica, n.º 1702 – Copacabana

Rio de Janeiro, CEP 22021 001

Brasil

Horário

De terça a domingo, para jantar,

das 19h00 à 01h00