Que melhor aperitivo se poderia imaginar do que a vista sublime sobre Lisboa, deslizando suavemente através das suas colinas para o grandioso Tejo? É este o cenário que o restaurante Casa do Leão lhe oferece. Localizado no Castelo de São Jorge e pertencente à rede das Pousadas de Portugal, é ideal para um almoço de negócios ou para um jantar à luz das velas.
O Castelo de São Jorge é um dos monumentos mais emblemáticos da capital. Fundado entre os séculos X e XI, quando Lisboa era um importante centro portuário muçulmano, oferece uma vista panorâmica soberba sobre a cidade. É exatamente aqui que se localiza o restaurante Casa do Leão. Instalado numa antiga casa de feras – é daí que vem o seu nome –, encontra-se no interior das muralhas. As paredes em granito, as arcadas e a decoração rústica denotam traços medievais e fazem lembrar os tempos dos reis e das rainhas. O chef Tiago Bonito assina a nova carta que privilegia os sabores mais tradicionais da cozinha portuguesa, como o bacalhau, a alheira, o queijo da ilha ou a doçaria nacional, e que os apresenta de forma revisitada. Pelas suas características, o restaurante Casa do Leão revela-se também uma excelente escolha para a organização de refeições de grupo, jantares de gala, cocktails e banquetes até 120 pessoas.
As iguarias apresentadas na carta, confecionadas com todo o talento e muito amor, fazem as delícias dos paladares mais exigentes. Dos pratos que podem ser degustados, destaque para bacalhau em crosta de broa, batata nova a murro, grelos salteados e azeite virgem; filete de robalo selvagem, meia desfeita de batata, legumes salteados e molho de limão; cataplana de peixe e marisco da nossa costa; lombinho de porco em crosta de alheira, arroz malandrinho de berbigão e coentros; costeletas de borrego grelhadas, batata salteada, timbalo de legumes e molho de hortelã; bife à portuguesa, espargos verdes, rosácea de batata sauté e molho avinagrado; Há sempre quem prefira sugestões mais leves mas igualmente saborosas. Para eles o chef sugere risotto de abóbora menina, espargos verdes, rúcula selvagem e avelã torrada; risotto de camarão selvagem, lima, coentros e gengibre ou gnochi de batata, espinafres, molho de tomate, queijo da ilha e manjericão. Para terminar nada melhor do que fondant de chocolate, morangos marinados e gelado de baunilha, pudim Abade Priscos, frutos vermelhos e sorbet de limão; tartelete de limão merengada, caramelo e amêndoa ou leite-creme queimado de alfazema e laranja. Entre o clássico e o romântico, este restaurante oferece uma vista grandiosa sobre Lisboa e uma cozinha requintada, bem portuguesa. Atreva-se a descobri-lo!
Tiago Bonito, de 28 anos, é um profissional criativo, inovador, organizado e com grande habilidade para gerir pessoas, características que o levaram a vencer o concurso “Chefe Cozinheiro do Ano” em 2011 e a ser distinguido com o “Troféu Inovação 2011”, no mesmo concurso. Com uma série de cursos especializados no seu curriculum vitae, como a formação com o mestre francês Alain Ducasse e prestigiados cursos de gastronomia molecular e de pastelaria, Tiago Bonito foi membro da equipa Olímpica Nacional Júnior de Culinária entre 2006 e 2008 e estagiou no restaurante Vila Joya, com duas estrelas Michelin, no Algarve; no restaurante Alinea, em Chicago, com três estrelas Michelin; e no restaurante D.O.M., no Brasil, estes dois últimos ocuparam o 7.º e o 4.º lugar, respetivamente, no guia “The World’s 50 Best Restaurants 2012”. Em 2007, integrou a equipa do VIP Grand Lisboa Hotel & Spa, primeiro como chef de Partida e depois como sub chef e, em 2009, rumou até ao Tróia Design Hotel para ser sub chef Executivo de Cozinha, tendo tido um papel estratégico na abertura do hotel e na pré-abertura do Casino de Troia, coordenando a organização de eventos para cerca de 700 pessoas. No ano de 2010 mudou-se de Troia para o Algarve para assumir a função de sub chef Executivo de Cozinha do Vilalara Thalassa Resort. Rapidamente passou a chef Executivo, e essa foi a sua posição até integrar o Grupo Pestana Pousadas, dirigindo estrategicamente, durante quatro anos, uma equipa de 20 profissionais de cozinha e adquirindo uma forte experiência em cozinha dietética e mediterrânea. Aos comandos da cozinha do restaurante Casa do Leão e da nova Pousada de Lisboa, Tiago Bonito irá aplicar toda a sua experiência, apresentando propostas inovadoras e de alta qualidade, que combinam a riqueza e diversidade da gastronomia portuguesa com um toque de contemporaneidade.