FLOATWING®

4 de Março de 2016

FW_HIGH_0005ESPÍRITO DE FIM DE SEMANA

Seja numa jangada romântica para uma viagem a dois ou numa casa flutuante para toda a família, a FloatWing® visa proporcionar o contacto direto com a Natureza sobre um plano de água, sem comprometer o conforto de uma casa moderna. Venha descobri-la.

A empresa Friday, Ciência e Engenharia do Lazer SA é um spin-off da Universidade de Coimbra e foi criada em novembro de 2012, a partir de mais de 30 anos de experiência de investigação científica nos diversos domínios relevantes. Dedica-se deste então, mais intensamente desde que beneficiou de uma forte participação da Portugal Ventures, a principal capital de risco portuguesa, a desenvolver dispositivos para a prática de atividades de lazer em ambiente náutico. Elegeu como um dos seus produtos-bandeira uma casa flutuante, a FloatWing®. Respondendo às imagens fortes da marca: a despreocupação responsável, a modularidade, a transportabilidade, a autonomia, a sustentabilidade ambiental e o espírito de fim de semana, a FloatWing® é um produto imobiliário alternativo, que se distingue pelo design e inovação.  Construída com materiais e tecnologias que reduzem a pegada de carbono e o consumo de energia, a FloatWing® inclui uma estação de tratamento de águas residuais por lamas ativadas. Com a largura de 6 metros e um comprimento que varia entre 10 e 18 metros, é possível optar entre um estúdio aconchegado ou uma casa com três quartos, completamente equipada, as possibilidades de escolha não têm limites. Graças a uma bateria de painéis fotovoltaicos, quando carregada, a FloatWing® é autossuficiente durante, pelo menos, sete dias.  Se procura uma base de partida para as numerosas atividades aquáticas disponíveis –vela, remo, natação, ski, pesca – ou se pretende simplesmente descansar, a Casa Flutuante proporciona-lhe uma experiência única. Em termos de espaços, no interior descobre-se uma cozinha inteiramente equipada, uma adega, os quartos, uma bomba de calor, um gerador AC, um grelhador no terraço superior, para que possa aproveitar os dias de maior calor, e uma salamandra. Para responder a um número crescente de pedidos, a FloatWing® foi ainda desenvolvida para outro tipo de programas não habitacionais, tais como escritório, sala de exposições, restaurante ou suíte de hotel. O projeto modular da Casa Flutuante permite empacotar todas as componentes e peças, incluindo o equipamento técnico e os móveis em dois contentores standard, e desse modo é fácil transportá-la com facilidade para qualquer parte do mundo.

Partir à descobertaFW_HIGH_0015

Para desfrutar da melhor forma da sua casa flutuante existem diversas opções. Num primeiro nível a casa está amarrada ao cais ou à margem e tem ligações fixas às redes municipais. A autonomia e a mobilidade são secundarizadas em relação ao conforto e ao preço. Não há necessidade de motorização, os painéis solares térmicos e fotovoltaicos não são essenciais, embora possam existir como em qualquer outra habitação. No nível seguinte a casa adquire autonomia e mobilidade. Tem agora a sua própria motorização que lhe confere uma velocidade moderada de 3 nós e uma bateria de painéis solares térmicos (5 metros quadrados) e fotovoltaicos (23 metros cúbicos) que lhe garantem uma razoável autonomia energética. A água de abastecimento e a água residual são armazenadas em tanques próprios com capacidade para sete dias. Existe também a possibilidade de ter a Casa Flutuante dotada com uma bateria mais consistente de painéis solares fotovoltaicos e com uma salamandra a pellets. A Casa Flutuante passa igualmente a dispor de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) compacta, incluindo tratamento primário e secundário por lamas ativadas. Num último nível, a ETAR inclui agora um ciclo de tratamento terciário de filtração por membranas cerâmicas que permite a disposição final do efluente em condições de absoluta segurança sanitária e ambiental. O armazenamento de água a bordo é apenas para alimentação e higiene pessoal. As restantes necessidades são supridas através de captação direta e tratamento apropriado numa mini Estação de Tratamento de Águas de Abastecimento.  Se a FloatWing® responde às suas expectativas, saiba que o tempo de produção é de apenas quatro meses. Depois, segue-se o acondicionamento em dois ou três contentores standard (dependendo da dimensão escolhida para a casa) e o transporte até junto ao local da instalação. Uma equipa especializada da Friday SA procederá à montagem em apenas duas a três semanas, de acordo com as condições específicas encontradas. Da mesma forma, em qualquer momento a casa poderá ser desmontada e montada de novo num outro local, num processo que não demora mais do que três a quatro semanas.



Categoria: Proposta

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image