RICARDO PIRES

RECORRER AO TALENTO para Ultrapassar a Adversidade – Num panorama adverso, o Executive Search e o Headhunting ganham uma outra dimensão enquanto garantia de qualidade, oferecendo às organizações a possibilidade de recrutar os melhores talentos.  Quando no princípio do ano iniciámos o projeto Header™, estávamos longe de imaginar os desafios que a atual situação pandémica nos iria colocar. Um projeto desta natureza carece sempre de tempo para crescer e prosperar, e se isto, num ambiente social e económico dito normal, é só por si desafiante, num ciclo de retração económica violenta, como o que passamos atualmente, requer uma gestão rigorosa de modo a garantir a sua sustentabilidade. Mas não só de rigor orçamental pode sobreviver um projeto de recrutamento especializado de executivos, existem ainda fatores que de-vem ser tidos em conta, como a criatividade, a inovação e a diferenciação.

FAZER DIFERENÇA – O Executive Search e o Headhunting têm um papel fundamental no desempenho das organizações, mas num contexto de mercado de trabalho mais aberto e com tantos profissionais disponíveis no mercado, como fazer a diferença? Na verdade, é nos tempos difíceis que sobrevivem e prosperam as melhores em-presas e os melhores profissionais, pelo que num contexto destes, recorrer a um serviço que garanta a procura do melhor talento para ocupar um lugar estratégico numa organização, é a forma mais segura de obter resultados que impactem verdadeiramente no desempenho financeiro da mesma. Sob o mesmo ponto de vista, sabemos que as crises são muitas vezes sinónimo de reestruturações profundas, muitas vezes feitas em modo de sobrevivência, mas não haverá melhor altura para parar e repensar a estratégia da liderança e gestão. Recrutar o que o mercado tem para oferecer ou recorrer a uma empresa especializada, com alto grau de profissionalismo, experiência e dedicação, pode ser a diferença entre uma recuperação bem-sucedida ou um avolumar das dificuldades.O custo de um recrutamento errado ou com uma elevada probabilidade de insucesso é muitas vezes negligenciado pelas organizações, mas estudos recentes indicam ser entre 3 e 15 vezes o salário do profissional que sai ou abandona. Para além do custo financeiro, existem outros que não devem ser esquecidos, tais como os custos reputacionais da organização, os custos de formação e mesmo os de produtividade das equipas.

GARANTIA DE QUALIDADE – Num panorama adverso, e não existindo margem para erro, o Executive Search e o Headhunting ganham uma outra dimensão enquanto garantia de qualidade, aliados a uma eficaz redução de custos, que oferece às organizações a possibilidade de recrutar os melhores talentos de forma discreta, confidencial e segura. Foi sob estas premissas que se fundou a Header™ e com ela uma nova abordagem do mercado do Executive Search e do Headunting. Na Header™ queremos ir mais além do fator financeiro, pois entendemos que tempos de crise exigem parcerias sólidas, com novas abordagens e capacidade de adaptação às exigências do mercado e das empresas. Acreditamos que a diferença se faz com pessoas, com as nossas pessoas, com a vontade e disponibilidade que as caracterizam, alicerçadas numa cultura organizacional de partilha, seja de conhecimentos e metodologias, assim como dos sucessos e aprendizagens que são retirados de cada processo. A Header™ é desde o seu início composta por um grupo de profissionais distintos, com vasta experiência no recrutamento de executivos e superiormente liderada por Pedro Branco, em quem o nosso grupo empresarial apostou para arrancar com este projeto. Estamos convictos do valor seguro desta aposta, que ajudará a posicionar-nos como o maior grupo empresarial da área dos recursos humanos de capitais 100% nacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *