RICARDO LIMÃO

“O INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO” – Este título surge entre comas pelo respeito ao autor da obra-prima escrita por John Steinbeck e lançada em 1961, em que a personagem principal, Ethan A. Hawley, tinha uma procura incessante para manter uma integridade honesta após o falecimento de seu pai que pertencia a uma classe aristocrata abastada, integridade essa alterada posteriormente por fatores externos. 

Ora, o que estamos a passar na “velha Europa” não difere em muito da referida obra-prima, tendo em conta que todo o papel sancionatório da União Europeia aplicado à Rússia teve como corolário a defesa intransigente e “honesta” da integridade territorial da Ucrânia face à invasão perfeitamente desonesta da Rússia sobre o referido, cuja territorialidade foi expressamente reconhecida pela ONU como país independente e no qual a Rússia surge como presidente do Conselho de Segurança da ONU. 

Sucede que, a referida integridade “honesta” por parte da União Europeia relativamente aos pacotes sancionatórios sobre a Rússia e seus oligarcas tem necessariamente um custo, custo esse suportado por todos os Estados-membros e que se prende necessariamente com o fornecimento do gás vindo da Rússia através do gasoduto NordStream 1, cuja dependência é facilmente verificável através dos dados da GAZPROM EXPORT, que indicam que em 2020 representava 68% das exportações da sua produção para a Europa num total de 174,9 bilhões de metros cúbicos,sendo a Alemanha o seu maior consumidor com 49 bilhões de metros cúbicos. 

IMPORTAÇÃO DE GÁS RUSSO – Aritmeticamente e em termos financeiros e segundo o centro de estudos económicos Bruegel, de Bruxelas, no início do ano, antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, a Europa estava a pagar aproximadamente 190 milhões de euros por dia pelas suas importações de gás russo, sendo que no dia 03 de março de 2022 o volume de gás natural que a Europa importava da Rússia valia 660 milhões de euros/dia. 

Estes valores devem ser lidos com reservas, tendo em conta que os contratos ao abrigo dos quais a Europa importa gás da Rússia são confidenciais. Segundo o investigador Simone Tagliapietra, o custo real de importação de gás russo é, regra geral, baseado na cotação média do gás no mês anterior ao da entrega. 

Por outro lado, de acordo com dados fornecidos pela Bloomberg, o preço da energia na Alemanha atingiu os 1000,00€ Megawatt/hora, representando uma subida de 720%ytd (year to date), o que seguramente poderá comprometer a solvência de muitas empresas dependentes dos custos energéticos na Alemanha e por consequência noutras empresas em outros Estados-membros da União Europeia. 

FORNECIMENTO SUSPENSO – Em todo o caso, o que se verifica é uma efetiva dependência do gás natural proveniente da Rússia e em consequência das medidas tomadas pela União Europeia relativamente ao fornecimento de gás russo no sentido da menor dependência levou a que em que 03 de setembro de 2022 por parte das autoridades russas fosse encerrado o fornecimento de gás através do gasoduto Nord Stream 1. 

Em declarações à BBC de Berna, na Suíça, a economista e analista de energia Cornelia Meyer avalia que a paralisação do suprimento de gás terá um grande impacto económico: “Esse anúncio tem enormes repercussões para o gás na Europa, que está cerca de quatro vezes mais caro do que era há um ano. A crise do custo de vida piorará, porque não é apenas o gás que aumenta de preço”! 

Independentemente dos preços energéticos a que assistimos o que é facto é que a dependência do estilo de vida europeia a que estávamos habituados está brutalmente afetado, desde logo pelo corte de abastecimento energéticopara o centro da Europa (principal motor industrial de exportações) mas, também, pela falta de alternativas europeias, que se prendem por iniciativas energéticas dentro da União Europeia como alternativas e com estados membros a bloquear (v.g. França) com a recusa do gasoduto ibérico. 

Em todo o caso e na certeza porém que teremos um inverno 2022/2023 muito longo e “descontente” para o projeto europeu, que valerá mais uma vez como uma prova de fogo para o tão almejado projeto. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.