JOEL GONÇALVES

CINCO RAZÕES PELAS QUAIS UMA EMPRESA precisa de um mediador de seguros. Os seguros são uma parte importante da estratégia de gestão de risco para o seu negócio, pois oferecem proteção financeira quando as coisas correm mal. O empresário mais audaz que tenta navegar pelo mundo das seguradoras sozinho (só em Portugal são 42 grupos com cerca de 66 seguradoras diferentes), frequentemente dá por si a pensar que está numa viagem semelhante à descoberta do caminho marítimo para a Índia, longa e sem ter a certeza de quando chega a terra.

O mediador de seguros é uma entidade independente que atua por mandato expresso dos seus clientes, sendo um recurso imprescindível na gestão de qualquer carteira de seguros. Eis alguns dos motivos por que hoje é imprescindível para os negócios considerarem a utilização de um mediador de seguros: 

1-O mediador de seguros oferece os seus serviços de consultadoria especializados, sem custos para o clienteOs mediadores são profissionais do setor que possuem uma formação/licença específica (regulamentada e supervisionada pela ASFAutoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), necessitando de revalidar essa licença/formação, regularmente. 

2O mediador de seguros pode ser o ponto único de contacto, mesmo quando o cliente tem várias seguradorasUm dos maiores pesadelos para um empresário é ter de passar horas do seu dia a falar com seguradoras, negociar prémios e taxas, reportar uma ocorrência, pedir os comprovativos legais (recibos, cartas verdes, condições gerais e particulares), pedir inclusões e exclusões ou fazer o acompanhamento de um sinistro. Um mediador de seguros faz todo o contato em seu nome e sabe exatamente com quem falar, para que obtenha as respostas certas, sem perder o seu tempo. 

3-O mediador de seguros faz avaliações de risco objetivasO empresário necessita de avaliar com extrema exatidão quais são os riscos do seu negócio, para não ser apanhado desprevenido na hora da comunicação de um sinistro. Muitas empresas em Portugal não têm seguro suficiente, e só descobrem isso depois de a seguradora comunicar que o sinistro não tem cobertura adequada naquela apólice (não pagando qualquer indemnização). Para evitar estas situações, deve ter ajuda de um mediador capaz de analisar a sua situação única e identificar as áreas de risco específicas que precisam ser cobertas. Para além disso, o seu medidor vai ter conhecimento dos riscos em vários setores diferentes. 

4-O mediador de seguros trabalha para o cliente, não para as seguradorasUm mediador de seguros multimarcas como a Exato® Seguros trabalha com uma gama variada de apólices negociadas com diferentes seguradoras. Isso significa que o mediador não tem interesse especial em uma seguradora. Esta independência permite encontrar os produtos mais eficazes (ter uma cobertura de seguro de alta qualidade a um preço competitivo) para propor aos seus clientes. Um empresário que não trabalhe com mediadores de seguros, até pode ligar a uma seguradora e receber uma proposta para as suas necessidades, mas para ter um produto eficaz vai ter de ligar e pedir proposta a mais 10 ou 20 seguradoras diferentes… só assim vai ter uma ideia do trabalho que o seu mediador consegue entregar. Um mediador consegue entregar uma proposta com produtos eficazes quando é solicitado pelo cliente, mas se conhecer o negócio do seu cliente, pode propor produtos novos ou atualizar com melhores produtos as apólices que já estão em vigor nesse cliente. 

5-O mediador de seguros dá-lhe um atendimento personalizado – Uma das principais vantagens de usar um mediador de seguros é que pode aproveitar a abordagem personalizada que eles oferecem. Quando um empresário opta por ter uma ligação direta à seguradora, nunca sabe quem vai estar do outro lado da linha e frequentemente tem de repetir as informações para várias pessoas. O seu mediador de seguros é o único ponto de contato e tem um bom conhecimento dos requisitos específicos de seguros do seu negócio. Na Exato® Seguros desenvolvemos um relacionamento contínuo com os nossos clientes, muitas vezes recebemos apenas um email a pedir ajuda ou um telefonema na nossa linha telefónica que está aberta 12 horas por dia, para qualquer dúvida que possa ter. Uma abordagem personalizada como a da Exato® Seguros também significa que não fornece soluções pré-fabricadas – em vez disso, dedicamos muito tempo para conhecê-lo e conhecer a sua empresa. 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *