YAMAHA

A Yamaha Motor Europe e a Yamaha Rightwaters™ colaboram com a OCEARCH para estudar os Tubarões brancos na Europa

A OCEARCH, um grupo global de investigação de tubarões sem fins lucrativos, lança um projeto plurianual destinado a estudar e proteger a população de tubarões brancos do Mediterrâneo com o apoio da Yamaha Motor Europe e alinhado com o programa Yamaha Rightwaters™.

A OCEARCH embarcou em 46 expedições de investigação oceânica em todo o mundo, nos últimos 17 anos. Durante a Expedição Save the Med, a OCEARCH irá colaborar com cientistas regionais para aprender mais sobre os tubarões nas águas que rodeiam Espanha, França e Irlanda, e promover a importância da investigação sobre tubarões a nível mundial. A Expedição Save the Med visitará Espanha e França em julho e agosto, antes de chegar à Irlanda em setembro. Está planeado um itinerário empolgante que inclui visitas a navios e excursões de um dia, para permitir aos participantes interagir com a equipa da expedição e obter uma experiência em primeira mão da missão.

Estarão disponíveis visitas ao navio, proporcionando a oportunidade de visitar o mesmo e participar em debates sobre a missão com a tripulação e os cientistas da OCEARCH:

  • 29 de julho: Vigo, Espanha
  • 13 e 27 de Agosto: Brest, França
  • 2 de setembro: Bantry Bay, Irlanda

As oportunidades da viagem proporcionarão uma compreensão mais profunda da metodologia da OCEARCH para identificar locais de alimentação dos tubarões e estudar os seus comportamentos, com um número limitado de lugares disponíveis que permitem aos participantes experimentar a missão em primeira mão com a tripulação dos navios OCEARCH:

  • 9 de agosto: Bilbao, Espanha
  • 14 e 15 de agosto: Le Conquet, França
  • 3 e 4 setembro: Bantry Bay/Baltimore, Irlanda
  • 9 de setembro: Dingle, Irlanda

Os avistamentos confirmados de tubarões brancos são raros no Atlântico Norte oriental, mas foram confirmados vários no golfo da Biscaia e ao longo das costas do Reino Unido. Estes tubarões são considerados parte da população mediterrânica e alimentam-se no Atlântico Norte oriental. A OCEARCH planeia utilizar a estratégia de encontrar tubarões brancos em locais de alimentação e iniciará a sua expedição ao largo das costas de Espanha, França e Irlanda. Para além disso, a expedição OCEARCH promoverá a importância da investigação sobre tubarões em todo o mundo.

Os nossos grandes predadores de topo criam equilíbrio e abundância nos ecossistemas marinhos; se conseguirmos salvar os nossos tubarões, podemos salvar os nossos mares. Os tubarões são espécies fundamentais nos ecossistemas marinhos”, explicou o cientista principal e veterinário da OCEARCH, Dr. Harley Newton. “Como predadores de topo na teia alimentar, regulam as populações de presas e, através disso, moldam a diversidade, abundância e distribuição de outras espécies. Esta abundância e diversidade são fundamentais para a saúde dos habitats marinhos, bem como para os meios de subsistência humanos.

A Yamaha Motor Europe continua a sensibilizar para a preservação dos ambientes marinhos através do nosso projeto Clean the Sea e do nosso compromisso contínuo de proteger a saúde e a vitalidade dos oceanos, mares e zonas costeiras do mundo. A nossa missão é reduzir a poluição marinha e os resíduos de plástico e preservar a biodiversidade marinha. Esforçamo-nos por envolver as comunidades locais, as ONG e as agências governamentais nos nossos esforços para criar um futuro sustentável para o nosso planeta e para inspirar um comportamento responsável em relação ao ambiente marinho. Através das nossas acções, pretendemos ter um impacto positivo na sociedade e contribuir para o bem-estar a longo prazo do nosso planeta”.
A Yamaha Motor Europe, juntamente com a Yamaha Rightwaters™, orgulha-se de apoiar a OCEARCH à medida que expandem os seus esforços para a Europa com motores fora de borda Yamaha”, disse Fabrice Lacoume, Diretor de Marine da Yamaha Motor Europe. “A OCEARCH e a Yamaha partilham uma relação de longa data enraizada num compromisso mútuo de preservar e restaurar o equilíbrio dos habitats marinhos oceânicos a nível global e estamos ansiosos por uma futura colaboração na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *