TECNOLOGIA EM DEBATE
Lisboa vai receber, uma vez mais, a Web Summit, e os 200 primeiros oradores já são conhecidos. Durão Barroso, Luís Figo e o banqueiro Horta Osório estão entre os nomes confirmados. A comissária europeia Margrethe Vestager também subirá ao palco.
A Web Summit vai ter lugar em Lisboa, entre os dias 6 e 9 de novembro. Foram já divulgados os primeiros 200 oradores para a conferência, que são oriundos de setores que vão desde o desporto, passando pela política, até ao turismo e às alterações climáticas e que vêm demonstrar que a tecnologia é relevante em todas as áreas. No total existirão 18 palcos que vão acolher os mais de mil oradores previstos. Cerca de 5% dos mesmos serão portugueses, que vão representar empresas nacionais ou internacionais na maior feira de tecnologia e empreendedorismo da Europa. Luís Figo é um dos nomes confirmados, na área do desporto. Tal como o ano passado, o ex-futebolista vai falar da aplicação móvel Dream Football, que permite que jovens com ambições no futebol partilhem um portefólio de vídeos, a jogarem, para clubes à procura de novos talentos. João Barros, outro português confirmado, sobe ao palco para falar de tecnologia para carros autónomos. Durão Barroso falará sobre o setor financeiro.
Outros assuntos
Além das mudanças políticas, a Web Summit quer falar das mudanças climáticas. Para tal, o projeto Planet:tech – que se estreou no evento Collision da Web Summit – vai também ter um palco. Tal como aconteceu nas edições anteriores, a feira de empreendedorismo mantém a missão de trazer mais mulheres. Na lista de presenças confirmadas, os nomes de mulheres surgem primeiro, mas ainda só representam 19% do total. Aqui, é de destacar a confirmação da presença da comissária europeia da competição, Margrethe Vestager. Este ano há também uma promoção de 90% de desconto no bilhete para mulheres (ou seja, pagam 85 euros em vez de 850 euros).