VOLVO CARS

CARREGAMENTO EXTRA RÁPIDO – A Volvo Cars acaba de realizar um investimento na StoreDot, uma empresa israelita que desenvolve tecnologia de baterias de carregamento extremamente rápido para automóveis elétricos, através do Volvo Cars Tech Fund, o seu fundo de capital de risco.

A StoreDot está a trabalhar numa tecnologia pioneira para produzir baterias que podem carregar até 160 km de autonomia exclusivamente elétrica, em apenas 5 minutos. Este investimento proporciona à Volvo Cars a oportunidade de colaborar de perto com a StoreDot em novas e inovadoras tecnologias de baterias, uma vez que pretende tornar-se uma empresa de automóveis exclusivamente elétricos até 2030.

A StoreDot pretende acelerar o tempo de comercialização da sua tecnologia e visa a produção em massa até 2024. A Volvo Cars é o primeiro fabricante de automóveis premium a investir na StoreDot.

A colaboração entre as empresas ocorre no âmbito da joint-venture de tecnologia de baterias que a Volvo Cars estabeleceu no ano passado com a Northvolt, o fabricante de baterias líder sueco. Através do seu investimento na StoreDot, a Volvo Cars garante o acesso a qualquer tecnologia resultante da colaboração.

“O nosso objetivo é sermos o transformador mais rápido da nossa indústria e o Fundo Tecnológico desempenha um papel crucial no estabelecimento de parcerias com futuros líderes tecnológicos”, disse Alexander Petrofski, diretor do Fundo Tecnológico da Volvo Cars. “O nosso investimento na StoreDot encaixa perfeitamente nessa ambição e nos nossos objetivos de eletrificação, bem como na mobilidade livre de carbono. Estamos entusiasmados por fazer disto uma colaboração bem-sucedida para ambas as partes e trabalhar para trazer esta tecnologia inovadora para o mercado”, acrescenta.

O desenvolvimento pioneiro de baterias da StoreDot está focado em torno de uma tecnologia única de ânodo dominante de silício e integração de software relacionado. O seu objetivo é desenvolver uma tecnologia de baterias de carregamento extremamente rápido, que se alinha estreitamente com a ambição da Volvo Cars de desenvolver automóveis elétricos com um alcance mais longo, carregamento mais rápido e custos mais baixos.

A Volvo Cars foi o primeiro fabricante de automóveis a comprometer-se com a eletrificação total e pretende vender apenas automóveis exclusivamente elétricos até 2030.

A sua joint venture com a Northvolt, anunciada no ano passado, irá concentrar-se tanto no desenvolvimento como no fabrico de células de bateria de última geração, especificamente desenvolvidas e feitas à medida para utilização em automóveis Volvo e Polestar puros elétricos da próxima geração.

Como parte do investimento de aproximadamente 30 mil milhões de SEK na empresa, ambas as empresas estão a estabelecer um centro conjunto de I&D e uma fábrica de fabrico de baterias na área de Gotemburgo, na Suécia. Juntas, as instalações irão criar mais de 3.000 novos empregos e abrir caminho para a ambiciosa estratégia de eletrificação da Volvo Cars.

Nos próximos anos, a Volvo Cars planeia uma nova família de automóveis exclusivamente elétricos. A sua transição para a eletrificação total faz parte da sua ambição de se tornar uma empresa neutra para o clima até 2040, uma vez que trabalha para reduzir consistentemente as emissões de carbono em todo o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.