A APLICAÇÃO DreamLab junta Inteligência Artificial e utiliza o poder de processamento coletivo dos smartphones para processar, analisar dados complexos e acelerar a investigação, enquanto os utilizadores dormem ou carregam os seus dispositivos; Cerca de 2 milhões de utilizadores em 17 países já utilizam a aplicação e estão a contribuir para acelerar a investigação tratamentos para o cancro e COVID-19; A aplicação pretende agora incluir projetos de investigação na área das Alterações Climáticas.
Desde o dia 28 de outubro, a Vodafone Group Foundation procura, internacionalmente, parceiros que desenvolvam investigação ao nível das Alterações Climáticas, com o intuito de ajudar a ampliar as áreas abrangidas pela aplicação DreamLab para smartphone.
Desenvolvida pela Vodafone Group Foundation, a DreamLab é uma aplicação de crowdsourcing especializada que visa contribuir para a aceleração de investigações científicas, usando o poder de processamento coletivo dos smartphones, enquanto os mesmos estão a carregar acelerando assim a obtenção de resultados. A aplicação mostrou já o seu contributo no processo de aceleração da investigação de vários projetos, nomeadamente com a Imperial College London, ao nível da COVID-19, e com o Garvan Institute of Medical Research, referente ao combate contra Cancro.
Contando com mais de 2 milhões de downloads em cerca de 17 países, a rede de smartphones ligada à aplicação DreamLab é equivalente a um supercomputador virtual com capacidade para analisar milhões de cálculos sem recolher ou se quer disponibilizar qualquer informação do utilizador do smartphone. No ano em que a ONU assinala as Alterações Climáticas como sendo a principal ameaça global que enfrentamos nos dias que correm, a Vodafone Group Foundation reitera o seu compromisso ao procurar organizações que estejam disponíveis para realizar projetos de investigação na área das alterações climáticas, cuja análise de dados necessita de um elevado poder de processamento, podendo assim recorrer à Aplicação DreamLab.
As organizações interessadas nesta parceria, devem apresentar um projeto de investigação que seja tecnicamente compatível com a DreamLab, relacionado com a temática do clima, e que enderece um tema que seja relevante aos 17 países onde a aplicação está disponível.
Andrew Dunnett, SDGs, Sustainable Business and Foundations Director, da Vodafone Group Foundation afirmou: “Vemos o impacto e o poder tremendo da App DreamLab e queremos agora utilizar esse mesmo poder para ajudar a potenciar e acelerar a urgente investigação ao nível do Clima, contribuirmos para impulsionar a pesquisa nesta área e fazer o que conseguimos para combater esta emergência que o Planeta enfrenta”