ROMARIA DE NOSSA SENHORA D’AGONIA em Viana do Castelo – Um evento único e repleto de tradição que decorreu entre 16 e 20 de Agosto.
Cortejo, Desfile da Mordomia, Festa do Traje, Fogo de Artificio, Gigantones & Cabeçudos, Procissão ao Mar, Procissão Solene e Tapetes da Ribeira.
Os foguetes assinalaram a saída para as ruas do tradicional Cortejo histórico-etnográfico, enquanto milhares de pessoas, preenchem cada espaço disponível da cidade para assistirem à festa.
Trata-se de um acontecimento que teve início no ano de 1908, então apelidado de “Parada Agrícola”, mas que ainda hoje cumpre o mesmo propósito, dado que se trata do momento em que as freguesias do concelho mostram o seu melhor à cidade e aos seus visitantes.
O cortejo das festas é um verdadeiro museu vivo, envolvendo sempre mais de 3.000 figurantes, que através de uma centena de quadros e dezenas de carros alegóricos formam um espetáculo único, aliando a história à etnografia para mostrar o melhor de Viana do Castelo e manter vivos os usos e costumes.
O desfile durou mais de duas horas, ali vários números motivam a participação de quem assiste, como a já ‘tradicional’ disputa pelo copo de vinho servido em pleno andamento, pelo pedaço de broa típica ou os sempre habituais pedidos do público para o “beijinho” dos noivos.
“Conheça Viana do Castelo, terra do Amor onde a Fantasia não Engana e a cada Despedida o Vento Murmura: Havemos de ir a Viana!”