TURISMO DE BICICLETA

LLR_1_Road-0098PEDALAR E DESCOBRIR

Portugal tem vindo a crescer como destino turístico para a prática do ciclismo, dadas as condições geográficas e meteorológicas que o tornam uma boa opção em qualquer altura do ano. De acordo com um recente estudo da European Cyclists Federation, a indústria do turismo ciclável na Europa está avaliada em 44 mil milhões de euros por ano e Portugal não é exceção no crescimento desse mercado.

Descobrir Portugal de bicicleta é uma experiência única que se faz ao ritmo de cada um, sentindo aromas e sons que de outra forma talvez passassem despercebidos. Tendo o mar por companhia, subindo e descendo montanhas, ou a passear por aldeias e cidades, as opções são inúmeras! É só começar a pedalar! Com um clima agradável, sem grandes extremos de temperatura, e um sol que brilha ao longo do ano inteiro, Portugal oferece boas condições para ser explorado de bicicleta. Percorrendo poucos quilómetros passamos das serras à praia, do bulício citadino à pacatez da vida campestre, já que no nosso país a diversidade de paisagens é muito grande, sempre a curtas distâncias. E de bicicleta é ainda mais fácil fazer os desvios necessários para chegar àquele local de onde as vistas são absolutamente deslumbrantes. A variedade de traçados possibilita todas as experiências – da estrada à montanha, para bicicletas de touring e de BTT, fazendo viagens tranquilas ou seguindo percursos desafiantes que elevam os níveis de adrenalina ao máximo. Muitos dos itinerários estão georreferenciados e são disponibilizados em podcasts ou através de aplicações para smartphones. Mas quando não é possível aceder ao roadbook há sempre gente simpática e disponível que ajuda a encontrar o caminho perdido.

Alterações visíveisLLR_1_Road-0061

Em Portugal, há cada vez mais percursos cicláveis. Junto ao litoral, nos parques naturais e florestas e nas cidades, são muitas as vias sinalizadas, bem como as áreas de apoio e lojas específicas para os utilizadores. Alguns hotéis também estão equipados para receber os praticantes com todos os serviços necessários à sua recuperação e à do veículo, de modo a que tudo funcione sempre na perfeição. E é ainda possível combinar o uso da bicicleta com os transportes públicos, e assim aproveitar todas as possibilidades para passear pelo país. Para quem não quer trazer a sua bicicleta, pode optar pelo aluguer para dar pequenas voltas ou passeios mais prolongados. E em muitas localidades são disponibilizadas bicicletas de utilização gratuita, uma forma saudável e ecológica para passar o dia a descobrir as suas atrações. Para os que querem conhecer Portugal de bicicleta mas com a comodidade de uma viagem organizada, existem várias empresas que organizam programas em que tudo está incluído. Dos melhores hotéis aos guias especializados, dos restaurantes onde se saboreia a gastronomia mais autêntica às visitas a monumentos e museus, há propostas para todos os gostos. E aqueles que preferem manter a sua independência podem optar pelos self-guided tours e viajar de forma individual, sem guia e sem horários, mas usufruindo dos serviços de apoio que lhes forem mais convenientes. Enfim, umas férias com muito exercício mas sem nenhuma preocupação!