The Oitavos Hotel

LOCALIZADO EM CASCAIS, o hotel de 5 estrelas The Oitavos, quer estar na vanguarda da sustentabilidade e, com os olhos no futuro, reforçou, uma vez mais, essa aposta com um upgrade na infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, sendo atualmente a única unidade hoteleira em Portugal que suporta simultaneamente até 30 veículos. Além disso, instalou mais 614 painéis fotovoltaicos, contando agora com um total de 1 500 painéis, responsáveis pela produção de 30% da energia anual consumida pela unidade hoteleira. O reforço das infraestruturas implicou o investimento de 600.000€. 

Em 2022, o hotel investiu numa infraestrutura dedicada à mobilidade elétrica.  O hotel, localizado no Parque Natural Sintra-Cascais, é actualmente o único em Portugal a poder disponibilizar até 374 kw (600A) em simultâneo, com recurso à energia da rede elétrica nacional. Esta infraestrutura tem capacidade para carregar até 30 carros (EV) em simultâneo. Destaca-se o facto de poder receber 28 carregadores até 22Kw e 2 carregadores até 150Kw (super-rápidos).

“Desde 1921, aquando da compra da Quinta da Marinha, a minha família pretendeu desenvolver um projeto sustentável nas suas diferentes vertentes. Ainda em 1927 o meu bisavô Carlos Champalimaud chamou ao projecto da Quinta da Marinha a “Cidade Jardim”, onde se projetaram e executaram a plantação de um extenso pinhal, a estabilização do sistema dunar do Guincho e a gestão dos recursos hídricos locais. Pretendemos dar continuidade a esse legado e sempre que possível reforçar o compromisso com a salvaguarda do meio ambiente”, afirma Miguel Champalimaud, Director Geral do The Oitavos.

Além das medidas já enunciadas, o hotel de 5 estrelas tem uma estratégia de sustentabilidade aplicada a todas as áreas. Entre elas, destacam-se:

  • os sistemas de pré-aquecimento das águas quentes sanitárias (AQS) e de aquecimento da água das piscinas (ambas de água salgada extraída do Atlântico) através do aproveitamento do calor produzido pelos “chillers/ar condicionado”.
  • a utilização, sempre que possível, de objectos feitos de materiais reutilizáveis e recicláveis.
  • ao nível gastronómico, a opção por produtos da época, locais, sustentáveis e não-industriais.
  • a opção na envolvente do hotel por áreas com vegetação natural não regadas nem tratadas.

Também as práticas de manutenção do campo de golfe, com respeito pela fauna e flora locais valeram ao Oitavos Dunes links golf a certificação de Gold Signature Sanctuary, quando foi inaugurado há 21 anos, tendo sido o primeiro campo de golfe na europa, e o segundo no mundo, a merecer a distinção pela prestigiada organização Audubon International.

O Oitavos Dunes links golf faz uma gestão criteriosa da água de rega, utilizando sondas de monitorização de água no solo e ajustes das dotações de rega nas diferentes zonas do campo. A espécie de relva predominante (94%) é a Bermuda 419, uma relva warm-season com necessidades hídricas reduzidas. Pratica-se uma rega deficitária, assumindo um campo com um verde menos luxuriante em favor de uma aparência mais natural e integrada com as áreas naturais circundantes.

As áreas naturais, que representam 35% da área total do campo de golfe, são mantidas livres de espécies invasoras através de mondas manuais e propagação da flora autóctone como o estorno, armérias, pinheiro manso, entre outros. O campo instalou pequenas bacias de captação das águas de drenagem que servem de bebedouros para a fauna. As necessárias limpezas das zonas de pinhal e mato são realizadas fora das épocas de nidificação.

Nas instalações da manutenção e no Clubhouse todos os resíduos são separados e reciclados ou reutilizados, desde os óleos usados até à água de lavagens dos equipamentos de pulverização e 85% dos veículos de transporte da manutenção são eléctricos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *