SURF APANHA A ONDA ATÉ AO OEIRAS PARQUE
- Talentos nacionais expõem fotografias e duas pranchas usadas em competição
- Uma obra de arte única feita a partir do lixo da praia
- Pranchas de surf com intervenção artística de 9 street artists
Entre 12 de maio e 30 de junho, o Oeiras Parque vai apresentar uma exposição única sobre o surf nacional, com o apoio da Federação Portuguesa de Surf, da artista Kruella d’Enfer, embaixadora desta exposição, e a curadoria da State of the Art, criando uma ligação entre o mundo da arte, o desporto de eleição da Linha e o ambiente.
Esta mostra, intitulada “Surf Art”, irá dar a possibilidade aos seus visitantes de verem ao vivo as pranchas de competição de atletas de renome, como Tiago Pires e Nuno Vitorino, e ainda duas pranchas sustentáveis, feitas a partir de cortiça, da autoria do conhecido shaper LaCrAu: uma réplica da prancha produzida para o surfista Garret MacNamara, com a qual surfou o Canhão da Nazaré, e ainda um protótipo de alta performance.
Para além das pranchas referidas, o Oeiras Parque irá também expor uma obra de arte única e impactante, numa prancha propriedade da Barbeau, feita com lixo proveniente da praia. Esta é umaintervenção do artista Bruno Costa,do Mar de Experiências,que usa a arte com o objetivo de consciencializar para a poluição marinha.
Surpreendendo quem por lá passar, o shopping apresenta, ainda, pranchas de surf com pinturas originais e exclusivas realizadas por vários street artistsreconhecidos: Daniel Eime, Gonçalo MAR, Half Studio, Miguel RAM, Pantónio, Slap SkTr, Vanessa Teodoro e Vile e, ainda, da artista visual e ilustradora portuguesa Kruella d’Enfer, embaixadora deste projeto.
Eternizando o desporto preferido da Linha, a exposição conta também com uma coleção de fotografias com os melhores, e decisivos, momentos de surf protagonizados por surfistas portugueses, como Afonso Antunes, Frederico Morais, Mafalda Lopes, Teresa Bonvalot, Tiago Pires, Vasco Ribeiro e, ainda, o atleta Nuno Vitorino como atleta representante do surf adaptado. Tudo isto no piso 2 do Oeiras Parque.
Os visitantes poderão ver ainda no piso 1 a prancha que o surfista Nic Von Rupp costuma usar para surfar as ondas gigantes da Nazaré. No local, também é possível saber como concorrer a uma prancha de competição Pyzel Surfboard, usada pelo atleta na Praia Grande, em Sintra, onde costuma surfar. O passatempo vai decorrer no Instagram de Nic Von Ruppen entre os dias 19 e 31 de maio, com resultado a ser publicado a 2 de junho.
O Oeiras Parque prepara-se para receber esta ação de rigor cultural, com uma mensagem sustentável, que pretende consciencializar e promover comportamentos nos visitantes para práticas ambientais mais ecológicas e sustentáveis.
A exposição “Surf Art” poderá ser visitada entre as 10h00 e as 23h00, de dia 12 de maio a 30 de junho.