ESPETÁCULO EM TOMAR
Foi uma estreia que revelou um plano de água com enorme potencial para a prática do Ski Náutico – o Campeonato Nacional da modalidade visitou no último fim-de-semana a Barragem do Carril, em Tomar. A competição reuniu a elite deste desporto espectáculo e consagrou os novos Campeões Nacionais de Slalom e Figuras.
Está descoberto um novo paraíso para a prática do Ski Náutico: a Barragem do Carril, situada a escassos quilómetros da cidade de Tomar. O excelente plano de água foi o palco no último fim-de-semana (28 e 29 de setembro) da edição de 2024 do Campeonato Nacional de Ski Náutico. Protegido do vento por encostas altas e florestas, o plano de água deixou rendida a elite desta modalidade espectáculo.
Durante o primeiro dia decorreram as duas primeiras rondas, deixando para domingo uma terceira ronda que acabou por decidir as várias categorias. Na vertente de Slalom, João Simplício (Ski Clube da Quinta Grande) sagrou-se Campeão Nacional na classe Open. O atleta de Rio Maior, praticante de Ski desde os 6 anos (atualmente com 30), mostrou-se satisfeito com a conquista do seu quinto título nacional: “É bom recuperar o título e competir num cenário como este, que oferece condições incríveis para a nossa modalidade. Na verdade esta conquista superou as minhas expectativas”. Já na variante de Figuras (Manobras), foi Francisco Rodrigues (The Water Ski Academy) o vencedor da elite (Open). O atleta de Castelo do Bode é praticante de Ski desde os 8 anos de idade(atualmente tem 31) e mostrou-se “feliz com o primeiro título de Figuras”.
Para Vasco Trindade, organizador do evento, “esta competição foi um sucesso e permitiu testar uma nova localização que se revelou excelente”. E abre já a porta para futuras provas: “temos a ambição de trazer para Portugal uma etapa do campeonato do mundo – Water Ski Pro Tour IWWF – e este local reúne todas as condições, é uma grande ambição e será uma estreia absoluta”.
Praticado em planos de água espelhada, o Ski Náutico é um dos mais clássicos desportos aquáticos, estando a sua prática muito associada a barragens e lagos. Tudo começou nos Estados Unidos da América, quando Ralph Samuelson decidiu experimentar um modelo inovador de esquis sobre a água, recorrendo à elevada potência de um barco a motor. A American Water Ski Association nascia em 1939, impulsionando o desenvolvimento de uma modalidade que se foi espalhando aos poucos por todo o mundo. Portugal não é exceção e o entusiasmo continua firme entre uma comunidade que se tem vindo a renovar.
A competição decorreu sob a égide da Federação Portuguesa de Motonáutica (Secção de Ski Náutico e Wake) e contou com o apoio da Câmara Municipal de Tomar.