SALÃO AUTOMÓVEL GENEBRA

AS NOVIDADES MAIS DESEJADAS

Provando que a crise é, sem dúvida, uma das maiores aliadas da indústria automóvel, o Salão Automóvel de Genebra deu a conhecer as novidades das mais diversas marcas para o próximo ano. Desde elétricos a híbridos, desportivos radicais a modelos inéditos, respira-se inovação em cada canto.

Audi

Baseado na nova plataforma MBQ, o novo A3 da Audi é, segundo a marca dos anéis, mais agressivo em termos de estilo (nomeadamente a frente familiar). Para além disto, Genebra assistiu ainda ao regresso do RS4, a carrinha superpotente que foi descontinuada há quatro anos e que, como o original de 2000, apenas estará disponível na versão Avant. Como coupé ou cabrio, o TT RS Plus conta com mais 25 CV de potência no motor, suspensão mais firme, algumas mudanças em termos de estilo e velocidade limitada a 280 km/h. É ainda possível optar pela caixa manual de seis velocidades ou pela DSG de sete velocidades.

BMW

A BMW apresentou uma mão-cheia de novidades, com destaques evidentes para os novos modelos M Performance e para um protótipo quase definitivo. O M135i debita 340 CV extraídos do bloco de seis cilindros duplo turbo com três litros, apresentando incrementos na travagem e no chassis. O M550d é a expressão máxima dos novos motores diesel desenvolvidos pela divisão M Performance, um triturbo com seis cilindros e três litros de cilindrada. O novo M6 é outro produto que não deixa dúvidas a ninguém: V8 de 4.4 litros e 560 CV, performances de cortar a respiração e uma velocidade máxima de 305 km/h. O modelo surgirá à venda no verão, sendo acompanhado por uma variante cabrio. O X6 recebeu um ligeiro restyling no exterior e no interior, além de novas cores e revestimentos. As versões normais surgirão em Junho; o X6M, lá mais para o final do ano, pois antes aparecerá o X6 M diesel. (…)