DESPERTAR EMOÇÕES
Já imaginou um enorme parque de diversões, mas com carrosséis chamados Mégane R.S. e Clio R.S. 200 EDC e um Mégane Trophy no papel da montanha-russa? E agora imagine-se como um “piloto” de serviço… Pare de imaginar e parta à aventura. Os Renault Passion Days entraram em digressão e os circuitos do Estoril e de Braga foram, este ano, os escolhidos.
Gosta de automóveis? Gosta de sentir a adrenalina proporcionada por um desportivo? Sonha em ser piloto e logo numa pista que marcou a história do automobilismo mundial? Então não desperdice a oportunidade…Os circuitos do Estoril e de Braga foram o palco dos Renault Passion Days, uma iniciativa da Renault Portugal que tem como objetivo facultar a alguns felizardos a oportunidade de pilotarem, em pista, o Renault Mégane R.S. e Clio R.S. 200 EDC. Para um grupo ainda mais reduzido ficaram reservadas as emoções de estar a bordo do espetacular Mégane Trophy. Fechar um circuito durante todo um fim de semana. Entregar os expoentes máximos da gama Renault Sport a quase 600 “comuns mortais” – mais de metade oriundos das redes sociais, através da resposta a um simples Quiz! Sim, apenas isto! Sem qualquer custo! E ainda a possibilidade de ser um dos eleitos para umas alucinantes voltas a bordo de um Mégane Trophy pilotado por Pedro Matos Chaves… Acorde! O sonho tornou-se realidade!
Os Renault Passion Days podiam resumir-se ao parágrafo anterior, mas a verdade é que, na iniciativa promovida pela Renault Portugal, as emoções do paddock rivalizam com as da pista. Para além das experiências com os Renault Mégane R.S. e Clio R.S. 200 EDC (465 cavalos à solta em pista), tanto no Circuito do Estoril (28 e 29 de junho) como no Circuito de Braga (5 e 6 de julho) foram promovidas diferentes e não menos interessantes iniciativas em que todos puderam participar: duelos improváveis; provas de aceleração, ao melhor estilo americano “Dragster”, entre o desportivo Clio R.S. 200 EDC e o 100% elétrico Renault ZOE; experiência de condução com o Renault Twizy para todos os que tinham mais de 16 anos, independentemente de serem titulares de carta de condução; experiência de condução do Renault Captur, Scénic XMOD e Dacia Sandero Stepway em percursos asfalto/terra vocacionados para crossover; experiência radical com o Dacia Duster 4×4, em pistas de todo-o-terreno; ensaio – surpresa – do motor 1.6 dCi 130 (na gama Mégane), o bloco com melhores prestações do segmento; experiência virtual de condução do Mégane V6 Trophy e Clio Cup em avançados simuladores montados nas boxes; exposição do novo Renault Mégane R.S. 275 Trophy; exposição de um Renault F1. Todas as atividades estiveram sempre preenchidas, porém, aquela que mais procura teve (para além, claro, dos ensaios em pista da gama Renault Sport) foi a associada aos Mégane com o motor diesel dCi 130. Por se tratar de uma prova em pista, não é de estranhar que tal aconteça. Por outro lado, as atividades que mais surpreenderam os participantes foram, segundo Ricardo Oliveira, diretor de Comunicação e Imagem da Renault, “a 4X4 realizada com o Dacia Duster (pelas extraordinárias aptidões de todo-o-terreno do modelo) e a atividade de arranque entre um Zoe e um Clio RS, que demonstra as características dos automóveis eléctricos, como é o caso do Zoe”. Tanto a possibilidade de ensaiar a gama Renault Sport em pista como os co-drives realizados com o Mégane Trophy foram das propostas mais entusiasmantes, quer para os participantes que tiveram a possibilidade de as realizar quer para os que apenas assistiram.
Uma referência, ainda, para o facto de, tanto no Estoril como em Braga, a Renault ter disponibilizado aos participantes, acompanhantes e visitantes, um espaço de convívio e lazer, nas boxes, com um serviço permanente de cafetaria. Para Xavier Martinet, administrador-delegado da Renault Portugal, “esta foi mais uma das muitas ações que a Renault Portugal tem vindo a organizar no país, não apenas para os clientes e entusiastas da marca, mas também para os amantes de automóveis. Nas redes sociais há o reconhecimento de que nenhuma outra marca aposta tanto na organização de iniciativas para o ‘anónimo amante de automóveis’, e claro que para nós isso constitui enorme motivo de orgulho e de satisfação. É fantástico que a Renault seja cada vez mais reconhecida como uma marca emocional”. Um evento como os Renault Passion Days é, em primeiro lugar, “a forma de mostrar, de uma forma menos tradicional, a marca Renault (e também a Dacia, claro)”, sublinha Ricardo Oliveira. Não há dúvidas de que as gamas da Renault e da Dacia podem, sempre, proporcionar emoções aos condutores e, tal como conclui o director de Comunicação e Imagem, “os Renault Passion Days são a melhor forma de o demonstrar”. Para 2015 a organização promete um evento “ainda melhor”, onde todos os participantes encontrem “novos e diferentes motivos para participar”.