PROENÇA-A-NOVA

LICOR ESPÍRITO DA FLORESTA CONQUISTA PRÉMIO EM LONDRES – PRODUZIDO NO CONCELHO DE PROENÇA-A-NOVA, na cozinha partilhada dos Montes da Senhora pela empresa Wild Bunch & Co.. Conquistou o prémio The Finest New Low-Alcohol Spirit (o melhor licor com baixo teor alcoólico numa tradução livre), atribuído pela Lux Life 2019 Food & Drink Award que premeia projetos de todo o mundo, especialmente os que se conseguem adaptar às necessidades do consumidor moderno.

“É sempre com satisfação que recebemos notícias deste género, sinal de que havendo empreendedorismo os nossos recursos podem ser transformados com inovação, dando origem a produtos de elevado valor acrescentado”, revela João Lobo (presidente da autarquia). Para este é de destacar a utilização de um equipamento municipal que dá condições a que pequenos projetos possam cumprir com as exigentes normas de segurança e higiene alimentar, beneficiando ainda do Sistema Municipal de Segurança Alimentar que é prestado de forma gratuita pela autarquia, além de que a cozinha se encontra equipada para dar resposta a várias atividades agroalimentares.

Mark Walker, cofundador da empresa que exporta 85% da sua produção, mostra-se naturalmente orgulhoso com este prémio, resultado de quatro anos de trabalho num produto que é feito localmente e com matérias-primas do concelho de Proença-a-Nova. “Ser nomeado para este prémio pelos media e comércio é particularmente gratificante para nós”, refere. Katherine Benton, da Lux, justificou a atribuição do prémio com o facto de o licor Espírito da Floresta da Wild Bunch & Co., com baixo teor alcoólico, se relacionar com “o gosto, o estilo e as crenças do consumidor atual, mais consciente, ao apresentar um produto natural que utiliza ingredientes locais e design contemporâneo. E fazem-no a partir do Centro de Portugal, o que significa que trabalham de forma sustentável.” Está também para breve a apresentação do licor de folha de louro.