PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL E LIMPO – A Prodelix é uma empresa portuguesa que aposta numa tecnologia inovadora para transformar o lixo plástico urbano num produto que substitui a madeira na maioria das suas utilizações.Preocupados com a sustentabilidade do planeta, os mentores deste projeto acreditam que o Prodelix® é a melhor alternativa à incineração e ao aterro.Pedro Guedes, diretor comercial da Prodelix, explicou-nos como funciona.
COMO SURGIU A IDEIA DE CRIAR UMA EMPRESA COMO A PRODELIX? Quando os atuais sócios da empresa tomaram conta do projeto, ainda na fase de desenvolvimento em que este se encontrava, ficaram convencidos de que a ideia era original, e que valia a pena investir num projeto sustentável, tanto ambiental como financeiramente. A tecnologia era inovadora, patenteada e única, e tinha por objetivo transformar a totalidade dos plásticos mistos num produto utilizável, o Prodelix®, a preço competitivo no mercado, quando comparado com o preço da madeira tratada, por exemplo.
COMO É COMPOSTA A PRODELIX? CONTA COM QUANTOS TRABALHADORES? O projeto conta atualmente com 15 colaboradores, somando os efetivos na fábrica em Ponte de Sor – onde se transformam os plásticos mistos no Prodelix® – e a direção comercial.
O QUE É O PRODELIX® E QUAIS SÃO AS SUAS APLICAÇÕES? O próprio nome diz tudo: PROduto DErivado do LIXo. Trata-se de uma transformação de lixo plástico urbano num produto que substitui a madeira na maioria das finalidades desta, ou até a pedra ou o betão. Atualmente, as principais utilizações que temos são: (1) em mobiliário urbano; (2) em decks para passadiços e para esplanadas de restaurantes; (3) em jardins na delimitação de zonas de circulação, vasos, floreiras e na construção de pérgulas; (4) na agropecuária, para fazer cercas, vedações, estábulos, paddocks ou manjedouras, com a vantagem de não fazer farpas nem acumular humidades, ao contrário da madeira, sendo por isso mais seguro para os animais; e (5) na agricultura, nomeadamente na vinha ou em cultivos que requeiram postes ou paus tutores. Ao contrário da madeira, o Prodelix® não acumula humidades nem fungos, pelo que é mais fácil de limpar, sem preocupações de apodrecimento nem necessidade de tratamentos adicionais. Tem também a vantagem de durar muito mais tempo do que a madeira, de ser resistente ao sol e à chuva, sem qualquer despesa de manutenção, e de poder ser pintado ou feito de origem com pigmentos para dar a cor desejada.Temos cores de Prodelix® muito atrativas, como o verde-sálvia (sage), o azul-turquesa e o castanho. Mas outras cores são possíveis. A cor natural do produto é o cinza (os clientes gostam imenso). Quando polido, sobressaem cores variadas, mostrando vestígios das cores originais de certas matérias-primas, como a borracha, o cinza-metalizado das embalagens de tetra pak, e outras. Em resumo, o Prodelix® tem uma infinidade de aplicações.
O QUE SE ALCANÇA, GRAÇAS AO VOSSO PROCESSO INOVADOR? A principal mais-valia do Prodelix® é facto de utilizar a totalidade dos resíduos de plásticos mistos, ao contrário das alternativas conhecidas, que utilizam apenas os plásticos fáceis de reciclar. Graças a este processo inovador, evitamos o aterro ou a incineração de plásticos difíceis de reciclar. O projeto Prodelix®é um verdadeiro exemplo de economia circular, onde tudo se reutiliza, incluindo a água para lavagem, que é tratada numa ETAR em circuito fechado, depois usada para arrefecimento dos moldes, realimentando a seguir o equipamento de lavagem. É ecologicamente responsável e não produz qualquer resíduo poluente.
QUAIS SÃO OS POTENCIAIS CLIENTES DESTA MATÉRIA? Os principais clientes são dos setores da agricultura, da agropecuária, da restauração e de municípios que pretendem soluções sustentáveis, duradouras e sem custos de manutenção para passadiços, pequenas pontes, bancos, sinalética, canis, gatis, etc. Temos também clientes individuais amigos do ambiente que são apaixonados pelo Prodelix® para os seus jardins e hortas. Os potenciais clientes incluem arquitetos, paisagistas, designers e todos os que se interessam pela natureza e pelo ambiente e se preocupam em contribuir para um mundo mais sustentável e mais limpo.
ESTE PROJETO TEM ALGUM APOIO DO ESTADO? O desenvolvimento do projeto inicial contou com algum apoio do IAPMEI e, mais recentemente, teve a participação de dois fundos de business angels apoiados pelo IFD/Portugal2020, mas sempre em condições de mercado. De resto, o nosso projeto e produto não contam com qualquer subsídio ou apoio direto do Estado. Aliás, todo o projeto foi concebido para ser viável a preços de mercado, sem necessidade de qualquer subsídio.O único apoio necessário é que o Estado assegure que a legislação sobre resíduos é cumprida e que não sejam da-dos incentivos a alternativas poluentes como a incineração, nem que se incentive a ida de lixo para aterro através de taxas de aterro demasiado baixas que, inclusivamente, promovem a importação de lixo de países onde essas taxas são muito superiores.
QUAL A IMPORTÂNCIA DE GARANTIRMOS UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL? O PLANETA ESTÁ AMEAÇADO? É consensual que o planeta está ameaça-do e que é urgente alterarmos os nossos comportamentos. Geramos um milhão de toneladas de lixo plástico todos os dias. Sem mudanças muito significativas de comportamentos, estima-se que em 2050 haverá mais lixo plástico nos oceanos do que peixe!A importância da sustentabilidade é irrefutável, mesmo que muitas pessoas ainda não tenham plena consciência da gravidade da ameaça que enfrentemos. Felizmente, a liderança europeia está a fazer esforços no sentido certo, mas é necessária mais consciência a nível das pessoas. Um vetor importantíssimo na luta contra o aquecimento global é diminuir tanto a poluição plástica, como a produção dos gases libertados pelos aterros e pela queima dos plásticos. É aí que o Prodelix®dá o seu grande contributo, transformando um problema, o lixo plástico urbano, num recurso durável que substitui a madeira, evitando o abate de árvores. Acreditamos assim que o Prodelix® é a melhor alternativa à incineração e ao aterro. O Prodelix® contribui inequivocamente e de forma muito importante para a sustentabilidade da nossa casa comum, o planeta Terra, o único que temos para viver.