PRÉMIO LITERÁRIO REVELAÇÃO AGUSTINA BESSA-LUÍS

CASINO ESTORIL E A CULTURA – A recepção de obras originais para a 12ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís expira no próximo dia 31 de Maio, de acordo com o respectivo Regulamento. Recorde-se que, o júri deste prémio aboliu, desde 2016, o limite de idade de 35 anos para os autores que pretendam candidatar-se. Com a eliminação dessa norma considerada restritiva, a Estoril Sol procura corresponder às pretensões de numerosos candidatos, que se viam impossibilitados de participarem. Mantém-se, contudo, a obrigatoriedade do romance concorrente ser inédito, e de autor português, “sem qualquer obra publicada no género”. Lançado em 2008, o Prémio Literário Revelação, tem o valor de 10 mil euros e, nos termos do Regulamento, será publicado pela Editora Gradiva, conforme o protocolo existente entre esta e a Estoril Sol. O júri será presidido por Guilherme D`Oliveira Martins.

De salientar que, no ano de 2018, o romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís foi “Um Passo para Sul”, de Judite Canha Fernandes. Ao eleger “Um Passo para Sul”, o júri considerou tratar-se de “um romance fundado num triângulo geográfico e existencial, repartido por Cabo Verde, São Tomé e Açores. Os registos linguísticos e imaginativos do crioulo inscrevem-se criativamente na estrutura global da narrativa, contribuindo para a formatação de uma linguagem literária muito estimulante”.

Juntamente com este Prémio Literário Revelação, a Estoril Sol mantém ainda o Prémio Literário Fernando Namora, instituído regularmente desde 1988, bem como o Prémio Cidadania Cultural Vasco Graça Moura homenageando a sua memória.