MUSEU DO CARAMULO

A CORRIDA DOS FUNDADORES BY CARTRACK leva já este fim-de-semana para a estrada mais de três dezenas de automóveis e motos pré-guerra, produzidos até 1939, numa verdadeira celebração da era dourada do automobilismo.

Esta fascinante viagem no tempo contará com participantes oriundos de Portugal, Espanha, Holanda e Reino Unido, e com exemplares de várias marcas, como sejam a Bugatti, Wolseley, Rolls-Royce, Lagonda, Lancia, Minerva, Morgan, Citroën, Ford, Diatto, Bentley e Fiat, numa lista que – entre muitos outros – inclui igualmente automóveis de fabricantes já extintos, contando alguns deles com mais de 100 anos desde a sua produção.

A este pelotão de automóveis históricos, junta-se ainda um conjunto de seis motos de marcas tão variadas como a New Hudson, Calthorpe Jap e Norton, com participantes oriundos de Espanha e de Inglaterra.

Em destaque na presente edição estará o Felcom de 1933, o mais antigo automóvel construído em Portugal. Produto de um verdadeiro cocktail produzido por Eduardo Carvalho com os automóveis adquiridos a Eduardo Ferreirinha, o Felcom resultou num esbelto automóvel de competição com uma postura em estrada repleta de elegância. Em paralelo, a presente edição da Corrida dos Fundadores by Cartrack comemorará o centenário do Bugatti Type 35, o modelo com mais de duas mil vitórias conquistadas para a casa de Molsheim em todo o tipo de provas, da mais humilde rampa ou quilómetro de arranque, ao mais prestigiante Grand Prix, num percurso brilhante iniciado em Julho de 1924 no GP de França, disputado em Lyon.

O passeio, que contará com a presença de jornalistas da imprensa internacional especializada, começa na Sexta-feira na Figueira da Foz, com o Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz (CAAFF) a receber os participantes para a Prova de Perícia by Shell, num tributo vivo ao espírito das perícias do antigamente, que marca o arranque do percurso que totalizará cerca de 250 quilómetros.

O dia de Sábado iniciar-se-á com a saída em modo de desfile pela Estrada Atlântica, com o destaque da manhã a ir para a paragem no Leiria sobre Rodas, evento em que os participantes marcarão a sua presença com uma demonstração de perícia, da qual partirão com destino a Torres Vedras, onde serão recebidos pela Equipa Oeste Clássicos. No Domingo, a Corrida dos Fundadores sairá com destino a Lisboa, com passagem pelo Palácio Nacional de Mafra e paragem nos jardins do Casino Estoril. À chegada à capital, os veículos ficarão expostos em frente ao Altis Belém, para deleite do público. Ao longo do percurso, enriquecido com a presença do reboque Citroën C6 do Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA), os participantes terão ainda à sua espera vários clubes de clássicos locais, que lhes darão as boas vindas nas mais diversas paragens.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *