“CONFINAMOS, MAS NÃO PARAMOS. O Museu de Lisboa irá fechar portas a partir de amanhã, 15 de janeiro, tal como todos os equipamentos culturais da EGEAC, tendo em vista a necessidade de parar a disseminação da Covid-19 no país, e no cumprimento das novas medidas do Governo. Adaptámos a nossa programação e, apesar de estarmos com os nossos espaços encerrados, continuaremos a chegar a casa dos nossos públicos através de conteúdos digitais. Serão publicados nas redes sociais do Museu de Lisboa visitas guiadas, palestras, minidocumentários, pequenas e grandes histórias da cidade contadas através das nossas coleções e das pessoas da nossa equipa. Deixamos desde já o convite para acompanhar, amanhã, dia 15, às 18 horas, no nosso Facebook, a apresentação do catálogo da exposição Arqueologia da Rua da Saudade. Um templo (?) romano na cidade.
No domingo, dia 17, a partir das 16 horas, publicaremos, no nosso canal de Youtube, mais um capítulo do ciclo Uma História Chamada Lisboa, performance de Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira dedicada a Sant’Antoninho, um menino de Lisboa.
Realizaremos também duas palestras agendadas para este mês, em direto no nosso Facebook, para que quem as queira acompanhar possa participar. Baleia no rio, terramoto na cidade é o tema da palestra de dia 20, às 18 horas, com Cristina Brito. E no dia 26, também às 18 horas, Paulo Baptista falará sobre Os antigos cinemas de Lisboa.
Dias especiais, como o dia de São Vicente, a 22 de janeiro, ou o dia dos namorados, a 14 de fevereiro, serão também assinalados com a publicação de conteúdos digitais nas nossas redes sociais.
No dia 24 de janeiro, iremos estrear a rubrica 12 meses, 12 histórias, uma nova série de minidocumentários sobre o Teatro Romano. Já em fevereiro, no dia 9, o destaque vai para a nova rubrica Culto de Santo António pelo mundo.
A Hora de Baco será transmitida no dia 28 de janeiro, às 18 horas, tal como estava a agendada.”