O PROJETO TERRAS DE CASCAIS integra a Semana do Ambiente, que o Município de Cascais vai realizar de 20 a 27 de março, com uma programação em formato digital pensada para as famílias do concelho, e para o público em geral, uma vez que o tema da sustentabilidade tem uma relevância global.
Para esta semana foram convidados cinco chefs, com uma estreita relação com o concelho de Cascais, com o objetivo de realçarem as escolhas alimentares do dia-a-dia como uma das decisões mais importantes para apoiar a sustentabilidade do planeta. Cozinhar com produtos locais, sazonais e biológicos é ambientalmente responsável, divertido e delicioso. E foi esse o desafio lançado aos chefs Cyril Devilliers, João Matos, João Mestre, Frederick Breitenbucher e Tomás Pereira. Tendo por base os produtos da Horta Biológica da Quinta do Pisão, os chefs criaram receitas que irão apresentar em cinco sessões online agendadas para esta semana que celebra a sustentabilidade.
A par desta iniciativa, o projeto Terras de Cascais irá promover um webinar dedicado ao tema da “Vermicompostagem em Casa” no qual será possível aprender a construir um vermicompostor e desvendar alguns mitos sobre este tema.
Sob o mote “Conhecer para bem decidir”, a Semana do Ambiente 2021 conta também, com uma série de outras atividades online que reforçam a consciência ambiental e dão dicas práticas para uma vida mais
sustentável. É preciso conhecer para preservar e cuidar, e a programação desenhada para esta semana temática propõe-se a isso mesmo, a informar e ajudar de forma descomplicada a redescobrir a nossa biodiversidade e encontrar soluções para pequenas mudanças no dia-a-dia das famílias.