MERCEDES-BENZ CITAN

“COM O SPRINTER E O VITO, estamos presentes de forma bem-sucedida nos segmentos de veículos comerciais ligeiros de grande e de média dimensão. O novo Citan no segmento das carrinhas pequenas vai completar o nosso portfólio. Foi totalmente desenvolvido por profissionais, para profissionais. Desde o seu design inconfundível até às suas características de condução, para não falar dos seus sistemas de segurança e conectividade, o Citan tem o ADN de um Mercedes-Benz”, diz Marcus Breitschwerdt, Responsável da Mercedes-Benz Vans. “Ao mesmo tempo, o Citan é também o último projeto de um veículo novo, para clientes profissionais da Mercedes-Benz Vans, a utilizar um motor de combustão. Todos os futuros novos desenvolvimentos estarão disponíveis exclusivamente com motorizações elétricas. O novo Citan é então um passo lógico nesta eletrificação consistente.”.

O DESIGN DO NOVO Mercedes-Benz Citan distingue-se por proporções equilibradas e linhas sensuais. Os ombros musculados sublinham a robustez e o apelo emocional do veículo – são elementos de estilo incomuns num pequeno comercial. “À primeira vista, o novo Citan é claramente percetível como um membro da família Mercedes-Benz. As formas claras, com linhas reduzidas e superfícies poderosas transmitem a nossa filosofia de pureza sensual”, explica Gorden Wagener, Responsável de Design do Grupo Daimler. Um aspeto particularmente apelativo no interior é a forma horizontal e impactante do painel de instrumentos. Os designers da Mercedes-Benz procuraram a sua inspiração para o volume encorpado e voluptuosamente curvo do painel de bordo a partir do perfil de uma asa. Um aspeto decisivo foi o design contínuo e horizontal. O perfil de asa estreita estende-se pelo interior e transmite uma generosa sensação de espaço. O próprio painel de instrumentação também segue esta inspiração. A sua forma lembra uma pedra erodida. A ranhura resultante entre a asa e a pedra traduz-se num prático compartimento de arrumação, para um acesso rápido a utensílios importantes.
Uma infinidade de usos possíveis e um carregamento confortável
O Citan combina dimensões exteriores compactas (comprimento: 4.498 mm) com uma generosa oferta de espaço interior. Graças a diversas versões disponíveis e a detalhes práticos do equipamento, oferece muitas possibilidades de utilização diferentes e um carregamento muito conveniente. O Citan será lançado no mercado nas versões Furgão Standard e Tourer Standard. Posteriormente surgirá a variante Longo, com maior distância entre eixos, assim como a versão Mixto, apta para o transporte de 5 pessoas e de carga. Mas mesmo na variante de distância entre eixos Standard, a mais curta (2.716 mm), o Citan oferece desde logo muito mais espaço, quando comparado com o modelo antecessor.
As portas deslizantes são uma solução prática, especialmente em lugares de estacionamento apertados. O novo Citan está disponível com até duas portas laterais de correr, que oferecem uma abertura ampla em ambos os lados do veículo, com acesso de 615 mm. A altura do acesso ao compartimento de carga é de 1.059 mm. Também na parte traseira, o compartimento de carga é facilmente acessível: o plano de carga do Citan Furgão situa-se a uma altura de 59 cm. Entretanto, as duas portas traseiras podem ser abertas e bloqueadas num ângulo de 90 graus, podendo também abrir totalmente a 180 graus para os lados do veículo. As duas portas traseiras são assimétricas, sendo que a porta da esquerda é mais larga e tem que ser aberta primeiro. Em opção, o Furgão também pode ser encomendado com portas traseiras com óculo traseiro aquecido e limpa vidros traseiro.
O Tourer é fornecido de série com um portão traseiro e óculo traseiro. Como alternativa, também está disponível com duas portas traseiras. As duas portas laterais deslizantes são de série. O banco traseiro pode ser rebatido na proporção de 1/3 e 2/3. Numerosos espaços e compartimentos de arrumação facilitam o uso diário do Citan. Viajando de manhã cedo até ao local da construção, conduzindo através de trânsito complicado, ou realizando serviços de transporte profissional de pessoas no aeroporto – sabe que o seu dia de trabalho pode ser difícil. Mas, felizmente, a equipa de desenvolvimento do Mercedes-Benz Citan colocou grande ênfase em alcançar o conforto típico da marca, incluindo níveis de ruído exemplares e conforto dos bancos, além de vários equipamentos práticos. Isto não só ajuda o bem-estar do condutor, mas também é particularmente benéfico para a segurança: o condutor bem acomodado, pode concentrar-se melhor na condução e situação do trânsito em redor. Para garantir que é esse o caso, o veículo também pode estar equipado em opção com sistemas de conforto e de assistência familiares dos automóveis de passageiros, incluindo o ar condicionado THERMOTRONIC, ou a função de arranque sem chave KEYLESS-GO e o travão de estacionamento elétrico.

O novo Citan Furgão e Tourer está disponível com duas linhas de equipamento: BASE e PRO. Com a Linha BASE, o cliente tem acesso a um veículo de entrada, versátil e funcional, com todo o equipamento básico necessário incluindo ar condicionado, rádio, porta lateral deslizante, piso de carga revestido, entre outros. A linha PRO combina um design distinto e funcionalidades adicionais, incluindo sistema de entretenimento MBUX, sistema de auxílio ao estacionamento por sensores ultrassónicos, regulador e limitador de velocidade, etc.
Motores modernos e económicos
No lançamento, a gama de motores do novo Citan será formada por três versões a diesel e duas a gasolina. Os pontos fortes de todas as motorizações são uma elevada disponibilidade, mesmo nos regimes de motor mais baixos, e consumos económicos. Para uma aceleração ainda mais rápida, por exemplo, em ultrapassagens, a versão Furgão 112 CDI, com o motor diesel de 85 kW (116 cv), dispõe de uma função de aumento de potência/binário momentâneos, que possibilita até 89 kW (121 cv) de potência e 295 Nm de binário, de forma breve.
Todos os motores cumprem a norma de emissões euro 6d e possuem a função ECO start/stop. Além da transmissão manual de seis velocidades, os modelos diesel e gasolina mais potentes também estarão disponíveis com uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades (DCT)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.