PRAZER DE CONDUÇÃO INCONTORNÁVEL
Com um design moderno e desportivo, a nova Mercedes-Benz Classe C Station é ideal para quem não abdica do conforto e procura um automóvel espaçoso e com baixos consumos. Com novidades interessantes ao nível da tecnologia, temos a certeza de que este é o modelo indicado para si.
Com um design fantástico que deslumbra logo ao primeiro olhar, a nova Mercedes-Benz Classe C Station apresenta mais espaço, um volume de carga ampliado, menos consumos e o mesmo prazer de condução. E fomos descobrir tudo isto na apresentação internacional deste modelo, que teve lugar em Estugarda, na Alemanha. Embora apresente a mesma frente da berlina, a partir do pilar B tudo é diferente, com a forma a ser ditada pelas necessidades dos ocupantes. Com mais 96 mm de comprimento que o modelo que vai substituir e mais 40 mm de largura, as suas medidas são agora de 4702 mm x 1810 mm, sendo que a distância entre eixos é de 2840 mm (mais 80 mm). Segundo a marca, estas alterações refletem-se no interior, onde os ocupantes têm agora mais espaço e, claramente, muito mais conforto. No interior, naturalmente que foi o banco traseiro que mais beneficiou com as alterações, passando a bagageira a oferecer 490 litros de capacidade. Rebatendo-se o banco traseiro são oferecidos 1510 litros. No que toca ao acesso da bagageira, a Mercedes-Benz tornou tudo mais fácil com o sistema Easy Pack e o Hands Free. O primeiro abre e fecha a tampa da mala de forma elétrica, enquanto o segundo permite que o mesmo processo seja feito passando-se o pé debaixo do para-choques. Na consola central o Touchpad e o Head Up Display são os principais destaques, mas também todas as assistências de segurança que protegem os ocupantes, como o Attention Assist (que avisa o condutor de sintomas de cansaço) e a travagem de emergência Collision Prevent Assist Plus.
A nova gama de motores irá permitir fazer descer os consumos da Classe C Station em 20%, tal como revela a Mercedes-Benz, com todas as unidades a contarem com sistema Start & Stop de série e a serem já homologadas com as normas Euro 6. Os motores diesel de quatro cilindros disponíveis têm potências entre os 115 e os 204 cv. Estará também disponível o híbrido C300 BlueTEC HYBRID com 204 cv mais 27 cv do motor elétrico e consumo anunciado de 3,8 l/100 km. A oferta a gasolina inclui motores de quatro e seis cilindros, que debitam entre 156 e 333 cv, a que se irá juntar no futuro um C350 HYBRID.
Recorrendo a 49% de alumínio na construção e à mesma plataforma do carro, a Classe C Station é mais leve que a anterior cerca de 65 kg, o que é assinalável. No que toca às suspensões, são as mesmas da berlina, contudo, a marca oferece várias opções, começando nas molas e amortecedores convencionais, afinações mais desportivas para a suspensão metálica e, depois, a suspensão Airmatic pneumática, um opcional que inclui um sistema de autonivelamento. Refira-se que este opcional é algo inédito no segmento. Também existem novidades na oferta tecnológica deste novo modelo. A carrinha do Classe C marca o lançamento do sistema Mercedes Connect Me, que liga o condutor ao carro e ao mundo através de um cartão SIM, mesmo que o condutor não se encontre ao volante. De referir que uma das particularidades deste sistema é poder saber qual o nível de combustível do carro, estando longe dele, e programar o aquecimento do interior, ligando ou desligando o ar condicionado.