MERCEDES-BENZ

AUTOMÓVEL IMPRESSIONANTE

CONCEITO BEM-SUCEDIDO

 

O Mercedes-Benz CLA 45 AMG incorpora o ADN necessário para se tornar num exemplo do lema “Driving Performance” da AMG. O novo coupé de quatro portas de elevado desempenho oferece uma excecional combinação entre a emocionante experiência de condução desportiva, o design arrojado e o individualismo exclusivo.

 

Com o lançamento do CLA 45 AMG, a Mercedes-AMG lançou os alicerces para um segmento totalmente novo. Desenvolvendo uma potência máxima de 360 cv (265 kW) e um binário máximo de 450 Nm, o motor sobrealimentado do Mercedes-Benz CLA 45 AMG não é apenas o quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo, mas também um exemplo de eficiência ao cumprir as exigências da norma EU6 de controlo de emissões. Com um consumo combinado de 6,9 litros por cada 100 km percorridos (norma NEDC), o CLA 45 AMG cumpre até os requisitos mais exigentes. Também o sistema de tração integral de elevado desempenho AMG 4MATIC do CLA 45 AMG constitui uma nova referência neste competitivo segmento.

 

Interior dinâmico e exclusivo

O interior do CLA 45 AMG não deixa nada a desejar em termos de qualidade e apresenta padrões superiores e materiais requintados em todos os detalhes e pormenores, bem como todo o dinamismo e exclusividade tradicionalmente associados à Mercedes-AMG. O equipamento de série compreende bancos desportivos em cabedal ARTICO/microfibras DINAMICA e com costuras em vermelho, cintos de segurança vermelhos, volante multifunções com patilhas, AMG DRIVE UNIT e embaladeiras das portas AMG. A harmonia interior é reforçada pela combinação do alumínio escovado no painel de instrumentos com as saídas de ventilação em material galvanizado. A informação ao condutor é prestada pelo painel de instrumentos AMG com ecrã central a cores, menu principal AMG e função RACETIMER (cronómetro).

Genuinamente AMG. A combinação entre elevado rendimento e binário, juntamente com o sistema de tração integral AMG 4MATIC orientado para a performance, confere ao CLA 45 AMG características de condução quase ao nível das de um desportivo. Este coupé de alta performance acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e a sua velocidade máxima está limitada eletronicamente nos 250 km/h. Contudo, o motor AMG 2.0 turbo não impressiona apenas pelo seu elevado rendimento, mas também pela sua grande eficiência em termos de consumos e compatibilidade ambiental. Segundo o ciclo NEDC (New European Driving Cycle), o CLA 45 AMG apresenta um consumo combinado de 6,9 litros aos 100 km; além disso, está já em conformidade com a norma de controlo de emissões EU6 que apenas entra em vigor em 2015. Para incrementar a capacidade de resposta do motor turbo de baixa cilindrada, a Mercedes-AMG recorreu a soluções como o turbo de dupla entrada (twin-scroll), a minimização das restrições do escape e um inovador sistema de injeção. A tecnologia de dupla entrada proporciona uma acumulação mais espontânea da pressão de carga, fazendo um uso efetivo dos gases de escape em termos da pressão de retorno, da temperatura e do impulso. Esta combinação resulta num incremento mais rápido do binário logo desde os regimes mais baixos. A utilização desta tecnologia também traz amplos benefícios nos consumos de combustível e nas emissões de gases de escape. Com uma pressão máxima de carga de 1,8 bar, o motor AMG 2.0 turbo de quatro cilindros constitui uma nova referência também neste campo. O sistema de escape desportivo AMG possui condutas cruzadas de grande diâmetro e uma válvula de escape controlada automaticamente. Como opção, o CLA 45 AMG pode receber um sistema de escape com válvula AMG Performance. Este conjunto proporciona uma sonoridade ainda mais impressionante e notória quando se acelera a fundo durante as passagens de caixa. Com o sistema de escape AMG Performance, a função de dupla ação de desembraiagem durante as reduções de caixa e a interrupção de ignição e injeção durante as desmultiplicações de caixa com motor em carga máxima produzem uma sonoridade potente, criando um nível de emoção habitualmente só possível em motores com mais de quatro cilindros. 

 

Tração integral de elevado desempenho

O CLA 45 AMG está equipado de série com o sistema de tração integral variável AMG 4MATIC, totalmente concebido para um elevado desempenho. Durante o desenvolvimento deste sistema, os engenheiros concentraram-se totalmente na performance e na dinâmica. O envio de potência para o grupo propulsor traseiro é assegurado por uma unidade de tomada de força (ou PTU, power take-off unit) compacta e totalmente integrada na caixa desportiva de sete velocidades. Não possui qualquer circuito de óleo próprio; em vez disso, a lubrificação é assegurada pelo circuito de óleo da caixa de velocidades desportiva. Esta configuração apresenta enormes vantagens em termos de poupança de peso quando comparada com outros sistemas de transmissão de potência que integram um componente adicional com o seu próprio circuito de óleo. Juntamente com os conjuntos cónicos de baixa fricção, a unidade de tomada de força (PTU) apresenta excelentes níveis de eficácia. Como vantagem adicional, o peso do novo sistema de tração integral AMG 4MATIC é 25% mais baixo do que os dispositivos de tração integral oferecidos pela concorrência.

 

Mercedes-Benz CLA 45 AMG Racing Series

A versão standard do CLA 45 AMG apresentada no ano passado tem os genes perfeitos para se tornar um automóvel de competição para clientes: sendo o motor de quatro cilindros mais potente em produção em série, o 2.0 litros AMG com turbocompressor debita 360 cv (265 kW) de potência e um binário máximo de 450 Nm. Tal como no modelo normal, a potência do modelo de corrida é transferida pela transmissão desportiva AMG SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades. As características típicas de um modelo de corrida, totalmente fabricado em fibra de carbono (CFRP), tornam o design extravagante do CLA 45 AMG ainda mais impressionante: nova saia dianteira e traseira, longas asas e painéis laterais. Adicionalmente, os pneus específicos para corrida concedem uma largura impressionante ao veículo. Graças às asas traseiras em fibra de carbono e aos orifícios de refrigeração para o motor e os travões, o CLA 45 AMG Racing Series apresenta um ar imponente, mesmo parado. Para a utilização na pista, os atributos aerodinâmicos do coupé de alta performance são ainda mais otimizados através da utilização dos componentes em fibra de carbono recentemente desenvolvidos: a saia com separação na dianteira resulta numa pressão adicional, tal como o difusor traseiro com três lamelas e o aerofólio traseiro, ajustável. A entrada de ar nos painéis laterais, em frente das rodas traseiras, garante o arrefecimento eficaz dos travões traseiros. A ventilação dos arcos das rodas nas asas, que se estendem ao longo de 6 cm de cada lado, aumenta a pressão nos eixos dianteiro e traseiro. Para completar o verdadeiro estilo típico do desporto automóvel, o capot e a tampa da mala estão equipados com pegas de libertação rápida. Em suma, o ADN desportivo da AMG, a marca de performance da Mercedes-Benz, é reconhecido imediatamente no CLA 45 AMG Racing Series. À semelhança do SLS AMG GT3, foi desenvolvido pela Mercedes-AMG em cooperação com a HWA AG, a empresa responsável pelo desenvolvimento e pelas presenças dos veículos AMG-Mercedes DTM. Homologado de acordo com as regras da FIA GT3, este automóvel de competição disponível para clientes participa em mais de 22 séries de corridas, espalhadas nos cinco continentes.