MERCEDES-BENZ

CIDADE ATRAENTE

AUTOMÓVEL SEDUTOR

Contemporânea e movimentada, Toronto é a maior cidade do Canadá. Sedutora pelo seu sucesso económico e pela multiculturalidade que atravessa os seus bairros, qualquer visita a Toronto parece uma volta ao mundo. Por tudo isto, foi escolhida para a apresentação internacional do novo Mercedes-Benz Classe S, um automóvel que dá a conhecer a verdadeira “essência do luxo”.

 

Toronto, que se situa na margem norte do lago Ontário ou lago das Águas Brilhantes, ressurgiu como uma metrópole contemporânea e agitada. Desde os anos 60 do século passado tem beneficiado de uma renovação que, aliada ao seu grande crescimento económico, a transformou num dos locais mais importantes do Canadá. No centro de Toronto situam-se os bancos, os estabelecimentos comerciais, nomeadamente o enorme centro comercial Eaton Centre, muitas galerias de arte e a CN Tower, que se tornou um ícone arquitetónico, embora inicialmente se destinasse a ser apenas uma antena de transmissão. Para além do centro, uma das características que a tornam tão vibrante e cosmopolita é a existência de muitos bairros, todos eles com o seu encanto próprio, desde a considerável Chinatown à Little India, passando pela Little Italy e, claro, pela Little Portugal. Cabbagetown está repleto de belas casas vitorianas e The Beaches tem quilómetros de passeios marítimos e grandes extensões de areia. Apesar de ser o principal núcleo comercial e financeiro do Canadá, Toronto é igualmente um importante polo cultural. Apresenta uma atividade teatral invejável, a terceira maior do mundo anglófono, depois de Londres e Nova Iorque, assim como muitos festivais de verão que se realizam nos arredores, designadamente em Stratford e Niagara-on-the-Lake. Os imponentes arranha-céus ladeiam uma natureza grandiosa e bem preservada. Situada perto das cataratas do Niágara, famosas no mundo inteiro pela sua beleza, imponência e imensidão, Toronto constitui um destino ideal para os amantes da natureza. A Mercedes-Benz sentiu esta inspiração e a nova aposta da marca da estrela só poderia ser apresentada mundialmente numa cidade como Toronto, moderna e cativante desde o primeiro olhar.

 

Pronto para a estrada

A Yonge Street ou a Highway 11 é uma artéria da cidade de Toronto, com 1930 km de comprimento, sendo considerada a maior do mundo. Já se imaginou ao volante do seu novo Classe S nesta rua? Nós passamos do sonho para a realidade e o resultado não poderia ser mais espetacular! O novo Classe S empurra os limites da tecnologia em vários campos e os clientes esperam que ele defina um novo padrão em todos os aspetos. Apostando em três eixos de desenvolvimento: Intelligent Drive, Efficient Technology e Essence of Luxury, a verdade é que a essência da marca não se perdeu e facilmente se identifica que este automóvel tem a alma de um Mercedes-Benz. Com a sua arquitetura clássica e uma silhueta que flui, o Classe S é a encarnação moderna de uma estética que se foi renovando ao longo dos tempos e que se foi adaptando às exigências atuais. Para sublinhar a superioridade sem esforço e a sua ambição de liderar, a grade do radiador é agora maior, vertical e distintamente tridimensional no design. Com o seu longo capot, a linha do teto abobadado e a extremidade traseira inclinada suavemente, este modelo apresenta proporções clássicas, mas sempre respeitando os padrões modernos. No que toca ao conforto, quer do condutor quer dos restantes ocupantes, o novo Mercedes Classe S destaca-se também pelos luxuosos e confortáveis bancos em couro, dotados de massagens múltiplas, ventilação e diversas regulações elétricas, existindo vários níveis de qualidade para os bancos traseiros. A climatização automática de quatro zonas é de série para máximo conforto. O sistema de som foi desenvolvido pela Mercedes-Benz – com a participação do engenheiro português César Ribeiro –, em conjunto com a Burmester.

 

Inovar sem igual

Com o objetivo de oferecer o melhor carro do mundo aos seus clientes, a Mercedes-Benz apostou em várias tecnologias que colocam o novo Classe S na senda da autonomia de condução. A grande inovação desta nova aposta da marca alemã passa pelo sistema de controlo da suspensão por antecipação, o Magic Body Control. E as ruas de Toronto foram o palco ideal para experimentarmos a verdadeira magia. A verdade é que não há lomba nem buraco que consiga pôr de lado a grande aposta no luxo e no conforto que é apanágio da marca. As suas viagens nunca mais serão as mesmas e, certamente graças a este sistema, irá pensar que existem cada vez menos buracos nas nossas estradas, isto porque vai literalmente deixar de os sentir. O que se passa é o seguinte: o conjunto de sensores do Classe S e, muito especialmente, a câmara stereo colocada no topo superior do para-brisas, analisam constantemente o piso à frente do carro. Ao detetarem um buraco ou lomba mais pronunciados, registam a distância a que este se encontra, cruzam essa informação com a velocidade do carro e definem o momento exato em que o carro vai pisar esse obstáculo. Nesse momento, a suspensão (pneumática Airmatic de série) altera radicalmente as suas leis de amortecimento, tornando-se invulgarmente macia. Ao passarem pelos obstáculos, as rodas transmitem o mínimo de movimento para a carroçaria, recuperando, logo a seguir, a configuração adequada ao estilo de condução e condições da estrada. Estamos ou não a falar do melhor automóvel da sua classe? Infelizmente, o Magic Body Control é um equipamento opcional que só pode ser montado na versão V8 a gasolina S500, com 455 cv. O novo Mercedes Classe S destaca-se também pelos diversos sistemas de assistência à condução e segurança. Em estreia está o sistema de visão noturna Night View Assist Plus que, conjugado com o assistente de máximos ativo, consegue detetar peões e animais de forma bastante nítida em ambiente escuro, alertando o condutor para a sua presença. Todo o conjunto de equipamentos de segurança do novo Mercedes Classe S reforça, uma vez mais, a grande preocupação da marca alemã com esta temática.

 

Motores em destaque

Em termos de motorizações, e para já, os condutores portugueses poderão apenas escolher entre os modelos S 500 e S350 BlueTEC, mas no início de 2014 chega o S400 Hybrid. No final do próximo ano surgirá também o ambicionado S 63 AMG, a que certamente ninguém ficará indiferente pelos seus atributos. A grande surpresa surgirá no próximo salão de Frankfurt, com a marca a exibir o S 500 plug-in Hybrid, um híbrido que conjuga um motor V6 a gasolina com um propulsor elétrico de 80 kW, capaz de o manter apenas no modo elétrico durante 30 km e com uma bateria de iões de lítio na bagageira que demora entre duas e três horas a recarregar. Se ainda não ficou convencido, não perca mais tempo e desfrute deste automóvel de topo. Boa viagem!