LANCIA DELTA

EQUILÍBRIO PERFEITO – SISTEMAS E TECNOLOGIAS  DE ÚLTIMA GERAÇÃO

Com um posicionamento original e único, o novo Lancia Delta, o primeiro modelo do segundo século de existência da Lancia, é dono de um design incomparável. Este Delta representa um ponto de viragem na história da Lancia e vai, seguramente, contribuir de modo significativo para a realização do plano estratégico da marca.

Delta é um nome histórico que representa um dos expoentes máximos da Lancia, mas também um símbolo matemático sinónimo de mudança e de evolução. É uma medida universal de diferença, de procura da excelência, de superação de um limite precedente, e é exactamente na busca da forma evolutiva do Delta que se baseia toda a estratégia da marca. Um primeiro “delta” está patente no novo modelo, não só na capacidade de conciliar a tradicional elegância da Lancia com soluções arquitectónicas originais (que pela primeira vez unem harmoniosamente a garra de um automóvel desportivo com o bem-estar a bordo de uma berlina), mas também numa habitabilidade extraordinária para a categoria (a distância entre eixos de 2,7 metros alia-se a importantes dimensões externas: 4,5 metros de comprimento, 1,8 de largura e 1,5 de altura). O Delta volta, assim, a estar no topo da categoria, transportando para o presente a tradição dos “grandes” Lancia – do Aprilia ao Appia, do Fulvia ao Beta, do Prisma ao Dedra até ao Lybra – e voltando a comandar o segmento das berlinas médias. Desenhado pelo Centro de Estilo Lancia, o novo Delta caracteriza-se por uma típica grelha de grandes dimensões e por uma frente agressiva e imponente. O aspecto dinâmico do modelo é salientado pela ampla entrada de ar inferior, a deixar adivinhar o temperamento do Lancia Delta, e pelos inovadores grupos ópticos ornados com uma fila de LED no perfil inferior que lhe confere uma estética ainda mais desportiva e tecnológica.

 

Dinamismo e elegância

O perfil do Lancia Delta exprime todo o seu dinamismo através da linha de cintura alta e do montante posterior em forma de trapézio, natural apoio do tecto Gran Luce (um flying bridge de inspiração náutica). O amplo tecto de vidro, com o particular desenvolvimento divergente dos montantes em direcção à zona posterior, termina no spoiler perfeitamente integrado no original óculo envolvente e de moderna concepção, sem estrutura perimétrica. Vamos encontrar a mesma originalidade estilística na traseira, visível nos grupos ópticos verticais com LED, expressão da tecnologia mais avançada, que fazem sobressair ainda mais as linhas elegantes do Lancia Delta. Os frisos cromados, perfeitamente integrados nas guarnições dos vidros e evidenciando o flying bridge, e o contraste cromático da zona inferior das longarinas (em cinzento-opaco, retomando a caracterização bicolor do tecto) contribuem para conferir elegância à viatura. A pintura bicolor, particularidade dos Lancia do passado, regressa nos mais recentes modelos através de um longo processo de pintura: em suma, aquilo que ontem era um conteúdo “artesanal” e privilégio de poucos, é agora proposto pela Lancia em toda a sua gama. (…)