JAGUAR XJ

Nova aposta – Uma irreverência mais desportiva

 

Desfilou na passerelle do último Salão de Frankfurt deslumbrando com toda a sua elegância e irreverência, num passo moderno e inovador que deixou os apaixonados pela Jaguar a ansiar colocar o pé no seu acelerador. O novo Jaguar XJ cortou com a forma das anteriores gerações da marca de luxo britânica, sob a assinatura do designer Ian Callum, e com um toque futurista, apresenta-se como um dos modelos mais radicais que a Jaguar já alguma vez produziu.

 

Capaz de competir com o BMW Série 7 ou com o Mercedes Classe S, este é primeiro modelo totalmente produzido sob a liderança da Tata Motors, a montadora indiana que comprou a marca britânica já este ano. Em Julho, coube ao conhecido apresentador norte-americano Jay Leno apresentar este carro que segue a tendência iniciada pelo irmão mais pequeno, o XF. “O novo XJ apresenta-se como uma renovada e completa interpretação da essência da marca Jaguar. As formas da carroçaria, a zona vidrada e a sua poderosa aparência exterior são exemplos evidentes da nova filosofia estilística da Jaguar”, afirmou o director de Design da marca, Ian Callum.

Com a típica grelha proeminente na dianteira, o novo modelo tem os faróis em cunha e a linha do tejadilho tem uma curvatura mais pronunciada do que a habitual na traseira, dando-lhe um elemento que se pode assemelhar aos modelos coupé. Com a carroçaria totalmente feita em alumínio, tem sob o capot o novo propulsor 5.0 litros V8, com faixas de potência que vão de 385 até 510 cv. De acordo com a Jaguar, o motor acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos na versão top Supersport.

 

Inovação aliada à tradição

O chassis em liga leve – uma mistura de alumínio, magnésio e outros compósitos de peso reduzido – continua a ser uma das características do XJ, mas foi alvo de ajustes específicos por parte dos engenheiros, de forma a permitir a montagem de uma evolução da suspensão traseira presente no XK. O novo XJ, que será proposto nas variantes curta e longa, é o primeiro modelo da marca a incorporar a nova geração de carroçarias em alumínio, inspirada na indústria aeroespacial. Mas a inovação vem aliada à tradição e, como explicou Ian Callum, o novo modelo da Jaguar inspira-se nos clássicos da marca, como o MK2 e o original XJ e o resultado é um “Jaguar para o século XXI com formas puras e sensuais”. (…)