JAEGER-LECOULTRE

ICÓNICO REVERSO CELEBRA 90 ANOS – Depois de ter criado o Reverso em 1931, a Manufatura Jaeger-LeCoultre apercebeu-se de imediato que o sucesso do relógio não se limitava ao mundo desportivo para o qual havia sido pensado. Por isso, começou, logo a partir do primeiro ano, a propor variantes coloridas do mostrador negro original. Fosse castanho, vermelho, bordeaux ou azul, o mostrador lacado oferecia um contraste bem marcado e elegante com a caixa em metal, sublinhando a modernidade e singularidade do Reverso numa época em que os mostradores coloridos eram raros no universo relojoeiro.

Ao longo das décadas, o Reverso foi sendo apresentado com diversos mostradores e diferentes tamanhos de caixa, sem comprometer a integridade do design original e, em 2016, a Jaeger-LeCoultre revisitou os códigos estéticos do relógio de 1931 para criar uma série de modelos Tribute.

Em 2021, a Grande Maison apresenta o Reverso Tribute Small Seconds em verde, evocativo das primeiras edições coloridas emblemáticas do Reverso. O mostrador lacado com efeito raiado escovado e a correia de pele em tons vivos relembram o verde intenso das florestas de pinheiros que se encontram nos arredores da Manufatura Jaeger-LeCoultre no Vale de Joux.

O mostrador reúne todos os elementos distintivos do Reverso Tribute, nomeadamente, os indexes aplicados em vez de algarismos para indicar as horas. Semelhante ao formato dos ponteiros Dauphine, a sua silhueta facetada confere um efeito de profundidade à superfície lacada. Na metade inferior do mostrador, a indicação circular dos pequenos segundos quebra com a linearidade do próprio mostrador e da caixa. Evocando os acabamentos do mostrador, a superfície interior da caixa – visível quando esta é virada – apresenta o mesmo efeito decorativo raiado. Fiel à tradição Reverso, o fundo plano da caixa é uma verdadeira tela em branco que pode ser personalizada com um motivo ou uma gravura. O proprietário do relógio pode optar por manter essa personalização oculta, para deleite pessoal, ou por virar a caixa e revelar assim os seus segredos.

A fina caixa de 8,5 mm guarda o Calibre Jaeger-LeCoultre 822/2 de corda manual, um movimento de forma retangular, especialmente concebido para o Reverso, com pequenos segundos e uma reserva de corda de 42 horas.

Em 2011, a Jaeger-LeCoultre decidiu restabelecer a ligação do Reverso ao desporto que esteve nas suas origens, ao iniciar uma colaboração com a Casa Fagliano. Reconhecida no mundo do polo pelas suas botas feitas à mão, a Casa Fagliano criou correias para uma série especial de modelos Reverso. Condizendo com a modernidade descontraída da coleção Tribute, a correia em calfe do novo Reverso Tribute Small Seconds, concebida sob o design de assinatura da Casa Fagliano, apresenta o mesmo tom de verde do mostrador, resultando numa estética harmoniosa que sublinha o caráter intemporal do Reverso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *