HOTEL FORTALEZA DO GUINCHO

GIL FERNANDES RECONQUISTA ESTRELA MICHELIN

A Fortaleza do Guincho e o seu commandant, o jovem Chef Gil Fernandes conquistou novamente a estrela Michelin conseguida pela primeira em 2001. É o restaurante que há mais anos ostenta uma estrela em Portugal, ganha, como se fosse a primeira vez, a cada novo ano. Um reconhecimento do talento, paixão e consistência que diariamente são servidos no elegantíssimo restaurante de cara virada ao Atlântico.

Da terra e do mar, na Fortaleza homenageiam-se os produtos locais e sazonais aliados a uma estética muito própria, bem visível na sua última proposta “Memórias: Degustação e Experiência” através da qual o Chef nos revelou a sua história de vida e se pôs em linha para assegurar a estrela.

Subtil, elegante, natural, assim é a cozinha de Gil Fernandes que cresceu em Ribamar, na Lourinhã, num contexto profundamente sensorial ligado à natureza, que lhe ensinou desde muito cedo a noção dos tempos, das propriedades, do valor e do respeito pela mesma. “Esta estrela é um orgulho imenso, pois reflete o trabalho e a consistência de todos os dias na Fortaleza. Partilho-a com toda a equipa, pela sua entrega incondicional, e com a diretora do Hotel Fortaleza do Guincho, Petra Sauer, pela sua visão e apoio”, refere feliz Gil Fernandes.

Esta foi uma noite histórica, em que Portugal se estreou como anfitrião da gala do Guia Michelin 2024 em nome individual, com o nosso país, finalmente, a constar no mapa mundi da gastronomia de forma independente, com um guia próprio.

A cerimónia, que teve lugar no Now Salgados Palace & Congress Center em Albufeira, no Algarve, teve o patrocínio do Turismo de Portugal e é um marco na história da gastronomia portuguesa. Com uma edição própria, actualizada anualmente, o Guia vermelho é também um estímulo e um desafio aos restaurantes nacionais.

Portugal conta agora com 8 restaurantes com duas estrelas e 31 restaurantes com uma estrela. As três estrelas ainda ficam por conquistar em território Português.

A Fortaleza do Guincho está encerrada para um refresh dos quartos e o restaurante, bar e áreas comuns vão ser totalmente renovados. Reabre a 18 de março e o regresso promete uma Fortaleza mais aberta e luminosa, e um novo menu a dar as boas-vindas à Primavera. As expectativas são mais altas que nunca e vêm aí grandes novidades, com um Chef Gil Fernandes que está imparável a colocar novas histórias no prato com consistência, e certamente com um brilho ainda mais especial depois deste reconhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *