GRUPO GERMANO DE SOUSA

AVANTECT – TESTE NÃO INVASIVO PARA DETEÇÃO PRECOCE DO CANCRO PANCREÁTICO

  • O teste Avantect vem mudar o paradigma da deteção do cancro pancreá- tico:
  • Inclui no seu algoritmo o recém-diagnóstico de Diabetes tipo 2, como fa- tor de risco elevado para cancro do pâncreas

    O cancro pancreático é uma doença silenciosa, geralmente detetada em está- dios avançados. Estes tumores são, geralmente, resistentes à quimioterapia e ainda não existem outras opções terapêuticas eficazes para estes pacientes. A deteção precoce é, por isso, fundamental para tornar o tratamento mais efi- caz e aumentar a sobrevida e sobrevivência destes pacientes.

    O teste Avantect para deteção do cancro pancreático é um teste sanguíneo não invasivo, baseado no ADN tumoral circulante, que tem o potencial de de- tetar o cancro pancreático numa fase inicial, com potencial para melhorar os resultados dos doentes tanto a curto como a longo prazo.

    Diabetes Tipo 2 Recém-diagnosticada e Cancro Pancreático

    A diabetes tipo 2 recém-diagnosticada é cada vez mais reconhecida como um importante fator de risco para o cancro pancreático. Em doentes com diabetes tipo 2 recém-diagnosticada e cancro pancreático, o tumor no pâncreas é con- siderado uma potencial causa da diabetes. Presume-se que o cancro pancreá- tico impede uma resposta adequada aos níveis de glicose por parte das célu- las produtoras de insulina do pâncreas (células ilhéus).

    Os indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos com diabetes tipo 2 re- cém-diagnosticada e definida do ponto de vista glicémico apresentam um risco elevado de cancro pancreático

Em comparação com a população geral, estes indivíduos apresentam um risco 6 a 8 vezes superior de diagnóstico de cancro pancreático num prazo de 3 anos após satisfazerem o critério de diagnóstico de diabetes tipo 2 recém- diagnosticada.

Em Portugal, segundo números de Sistema Nacional de Saúde entre outubro de 2021 e setembro de 2022, foram registados 79 241 novos casos de Diabe- tes, estando inscritas nos centros de saúde 879 853 pessoas com diagnóstico da doença.

Nos Cuidados de Saúde Primários, em Portugal Continental, no período de 2019/2021, foram registadas 2 431 050 avaliações de risco de Diabetes tipo 2, na população adulta sem Diabetes, correspondendo a 41% da população alvo. Do total de avaliações feitas, 770 000 apresentam risco elevado de vir a de- senvolver Diabetes num prazo de 10 anos.

Direção-geral da Saúde (dgs.pt)

O teste Avantect – Uma inovação revolucionária para a deteção precoce do cancro pancreático

Reúne ciência epigenómica, genómica de ponta e algoritmos de inteligência artificial avançada, para detetar a presença do cancro do pâncreas mais cedo do que os métodos existentes, com uma elevada sensibilidade e especifici- dade.

Desempenho otimizado em doentes de alto risco

O teste Avantect foi validado em doentes com risco elevado de cancro pan- creático, incluindo os que têm mais de 50 anos e foram recentemente diag- nosticados com diabetes tipo 2.

As alterações epigenéticas estão presentes nas fases iniciais do cancro pan- creático.6 As modificações químicas do ADN, como a 5-hidroximetilcitosina (5hmC), foram agora identificadas como poderosos biomarcadores para o cancro pancreático. O teste Avantect utiliza uma combinação de perfis de 5hmC e sequenciação do genoma completo num único teste de sangue base- ado na análise do ADN para identificar o cancro pancreático em fases muito precoces da doença, em que as intervenções demonstraram melhorar a so- brevivência.

Como é realizado o teste Avantect?

  • O sangue total é obtido através de uma colheita de sangue normal.
  • O ADN tumoral circulante é então isolado do sangue.
  • O ctADN entra num fluxo de trabalho de sequenciação do genoma completo, incluindo um novo processo de enriquecimento de 5hmC- ADN.
  • O teste Avantect mede diretamente eventos biológicos ativos e relevan- tes através da avaliação de perfis de 5hmC-ADN, variações do número de cópias (CNVs) e dimensões dos fragmentos de ctADN.
  • Estas características são utilizadas num algoritmo bioinformático paten- teado que deteta a presença ou ausência de sinais de cancro pancreá- tico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *