EXPOSIÇÃO ALFA ROMEO

“CAVALOS MARINHOS” – No ano do 110.º aniversário da Alfa Romeo, uma exposição em Itália, no Museu de Arese, relembra um capítulo da história da Marca menos conhecido, mas muito bem-sucedido. Em exposição, barcos a motor muito raros propulsionados por motores Alfa Romeo que conquistaram dezenas de títulos do mundo, da Europa e de Itália e bateram vários recordes a nível mundial. Exibidos juntos, pela primeira vez, o barco a motor de competição Arno II e o motor que o impulsionava: o do Alfetta Tipo 158 que, antes de vencer o primeiro campeonato de Fórmula 1 da história, já tinha acumulado títulos mundiais na água. E que, depois desta aventura na Fórmula 1, voltou às vitórias na motonáutica. Não só competição: desde barcos de recreio até barcos de Veneza e barcos explosivos usados na Segunda Guerra Mundial, a exposição oferece uma completa visão geral que faz brilhar a multifacetada natureza dos motores Alfa Romeo.

Cinco títulos mundiais, os dois primeiros campeonatos de Fórmula da história, onze Mille Miglia, dez Targa Florio, centenas de outros triunfos nas categorias Sport e Turismo: a história desportiva da Alfa Romeo na estrada e nos circuitos é bem conhecida. O que é menos conhecido é uma outra página da sua história, a que escreveu na água. De facto, as tecnologias e as inovações desenvolvidas pela Alfa Romeo foram utilizadas também na motonáutica, um desporto tão excitante como a competição automóvel e capaz de arrebatar o público. Entre as décadas de 1920 e 1980, a Alfa Romeo estava entre os protagonistas absolutos também neste campo. Os motores aeronáuticos e de automóveis foram adaptados para utilização em barcos, tanto de série como de competição, e eram derivados não só dos lendários Alfetta durante e depois das suas carreiras no mundo automóvel, mas também dos Giulietta, Giulia GTA, Montreal, 2600 e outros. Entre recordes e títulos mundiais, europeus e italianos nas várias classes, a Alfa Romeo venceu na água quase tanto como nas pistas e na estrada.
No ano do seu 110.º aniversário, o Museu Alfa Romeo em Arese presta homenagem a este capítulo menos conhecido da história com uma exposição intitulada «Cavalli Marini» (Cavalos-Marinhos), uma citação de um artigo publicado na revista Quadrifoglio em 1973. A exposição, patente entre 17 de outubro de 2020 e 21 de fevereiro de 2021, é uma oportunidade extraordinária para descobrir a ‘outra vida’ dos motores Alfa Romeo, desde a competição aos transportes públicos, desde os veículos militares aos barcos de pesca a motor usados após a Segunda Guerra Mundial para abastecer as cantinas das empresas.

Recordes e não só – Marca historicamente ligada ao mundo da competição, a Alfa Romeo é dona de uma fértil lista de feitos também na motonáutica. Nove dos dez barcos presentes na exposição (o décimo é um barco de recreio) são detentores de nada menos que onze recordes mundiais, seis campeonatos do mundo, sete campeonatos europeus, nove campeonatos italianos e cinco medalhas de ouro da Federação Italiana de Motonáutica. A exposição traça a história de todos os tipos de motores que dominaram a motonáutica: do lendário Alfetta às diversas versões do motor de duas árvores de cames, até ao Montreal e ao Tipo 33.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *