APRESENTAÇÃO DA DÉCIMA EDIÇÃO MILLENNIUM ESTORIL OPEN COM MUITAS NOVIDADES
- Força lusa: Nuno Borges e Jaime Faria
- Super estrela brasileira: João Fonseca
- Jovens vedetas americanas: Michelsen e Tien
- Adesão popular: várias sessões já esgotadas
- Cascais Super Shootout, Pré-Qualy e Celebrity ProAm
A apresentação oficial da décima edição do Millennium Estoril Open teve lugar ao fim da manhã de hoje no grande átrio principal do pólo SBE de Carcavelos da Universidade Nova — e incluiu não só a divulgação da lista de inscritos, como também diversas novidades associadas ao torneio. Tendo como anfitrião João Zilhão, diretor do torneio, a cerimónia foi conduzida por Catarina Cardoso (CNN Portugal) e Pedro Fernandes (RFM), e contou com a participação de Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Miguel Maya (presidente da Comissão Executiva do Millennium bcp). O tenista número dois nacional Jaime Faria também esteve presente.
Organizado pela 3LOVE, o maior evento tenístico português realiza-se entre 26 de abril e 4 de maio nas instalações do Clube de Ténis do Estoril.Em ano de décimo aniversário, o Millennium Estoril Open é um acontecimento incontornável na vida sócio-desportiva do país e os seus múltiplos focos de interesse ultrapassam a dimensão meramente competitiva. Aqui fica uma primeira apresentação do torneio nas suas múltiplas facetas.
ELENCO E PROTAGONISTAS
No que diz respeito aos competidores, e em ano de transição de calendário para uma nova data no ATP Tour, o Millennium Estoril Open apresenta um elenco de relevo — que poderá ser enriquecido com convites para vedetas que perderem precocemente no Masters 1000 de Madrid. Daí que, este ano e em circunstâncias especiais, o sorteio do quadro principal só seja efetuado no domingo à noite e a fase de qualificação comece apenas na segunda-feira. O tradicional fim-de-semana de abertura será dedicado a uma competição entre seis jogadores que determinará um wild card para a fase de qualificação e ainda ao Cascais Super Shootout, com oito tenistas escolhidos a disputarem encontros até 10 pontos e o vencedor a arrecadar 20.000 euros. O público poderá igualmente assistir a um Celebrity Pro-Am.
A data limite para o fecho das inscrições foi ontem, com o cut-off a situar-se no 83º posto da hierarquia mundial; a lista de inscritos contempla 10 nacionalidades, com o primeiro destaque a ir naturalmente para Portugal: Nuno Borges, número um luso, é mesmo o segundo jogador mais cotado graças ao seu atual 43º lugar no ranking; Jaime Faria, atual 99º, tem a garantia de um convite da organização com a atribuição (hoje anunciada) do primeiro dos três wild cards disponíveis para o quadro principal. Outros representantes nacionais poderão aproveitar para brilhar através da participação no torneio, no qualifying ou mediante um eventual convite para o quadro principal.
ESTA É A NOSSA TERRA
A 10ª edição do Millennium Estoril Open tem por lema ‘Esta é a Nossa Terra’ e o contingente nacional apresenta legítimas aspirações à conquista do título — a começar por Nuno Borges, que conta com dois troféus em Super Challengers no seu currículo (ambos em Phoenix, 2023 e 2024) e que já ganhou um título do ATP Tour na terra batida (Bastad, 2024).
“Vai ser uma edição histórica, que representa simultaneamente o 10º aniversário do torneio e a transição para uma nova semana no calendário do ATPTour. No ano passado, tivemos sempre casa cheia e este ano já há várias sessões esgotadas, pelo que não faltará apoio ao contingente nacional; para já, temos pelo menos dois portugueses no quadro principal, com a entrada direta do Nuno Borges e o wild card do Jaime Faria“, salienta João Zilhão, diretor do torneio. “De resto, temos uma combinação de credenciados veteranos e de jovens vedetas muito forte para um evento Super Challenger. De um lado os finalistas da última edição do Next Gen Finals e ainda teenagers, João Fonseca e Lerner Tien, que são já estrelas do circuito: o brasileiro ganhou o seu primeiro título ATP este ano e atrai multidões por onde passa; também Alex Michelsen tem subido rapidamente no ranking. Do outro, uma grande figura como Kei Nishikori, o melhor tenista japonês e asiático de todos os tempos, e outro ex-top 10 como Roberto Bautista-Agut. E dois vice-campeões, como Miomir Kecmanovic e Pedro Martinez. Haverá ainda a possibilidade de enriquecer o quadro mediante os wild-cards que ficarem disponíveis, mas as sessões já esgotadas provam que o público nacional não depende de nomes grados para marcar presença”.
O formato competitivo do Millennium Estoril Open mantém-se, com um quadro principal de singulares de 28 jogadores: os 19 com acesso direto através do ranking revelados na apresentação de hoje, aos quais se juntam três wild cards (convidados da organização), quatro qualifiers oriundos da fase de qualificação e dois eventuais special exempts (jogadores a competir na semana anterior que não possam estar presentes no arranque do qualifying).
A FORÇA DE UM PROJETO
Os dez anos de vida do Millennium Estoril Open serão celebrados num espaço na zona do público com uma exposição fotográfica alusiva às edições anteriores e num mural comemorativo. No plano corporate, o torneio surge mais forte do que nunca em 2025: “A nossa família de patrocinadores permanece fortíssima com a manutenção dos parceiros principais e a adição de reputadas empresas que reforçam um lote de grande prestígio”, sublinhaJoão Zilhão. A Câmara Municipal de Cascais e o Millennium bcp, enquanto parceiros fundadores, mantêm-se como pilares principais do projeto desde o seu arranque, em 2015; este ano juntam-se quatro Senior Sponsors de renome: Porsche, Emirates, Betclic e Grupo Major.
Juntamente com os preparativos montados pela organização para valorizar a visita dos mais de 40 mil espetadores presenciais (animação nas bancadas com recurso a tecnologia digital, maior oferta nas zonas de entretenimento), os patrocinadores também contribuem para a animação dos visitantes nos seus espaços próprios da Smash Area. As ações de responsabilidade social prendem-se com a associação à Academia dos Champs, o plano de Descarbonização com supervisão da Veolia, a parceria com a Sociedade Ponto Verde e ligação à Cercica com exposição de quadros para venda.
A programação complementar nas áreas da arte, gastronomia e atividades inclui o Kids’ Place para os mais pequenos e o Fun Center (ativado pela Federação Portuguesa de Ténis). O Espaço Cascais contará com uma escolinha de trânsito. Estarão também em vigor parcerias com Associações de Estudantes e haverá uma grande variedade de comidas nas zonas de restauração (Food Court e Slice Restaurant). Todos os detentores de ingresso para o torneio poderão deslocar-se gratuitamente na rede de transportes de Cascais. A mobilidade elétrica estará novamente em destaque com a utilização de bicicletas (BiCas), motas (Cooltra) e trotinetes (Link) entre as várias alternativas de deslocação até ao Clube de Ténis do Estoril.
Para quem não puder fazer a deslocação, o Millennium Estoril Open garante um acompanhamento nas diversas plataformas digitais do torneio (website, redes sociais) que permitirá aos adeptos viver todas as incidências relacionadas com a prova, tanto dentro como fora dos courts. O Eurosport irá transmitir em direto as meias-finais e a final, enquanto o TVI Player e o Max transmitirão em stream todos os encontros do Estádio Millennium; o V+ irá passar em linear o último encontro do dia durante a semana e a final de singulares será transmitida em direto e em simultâneo na CNN Portugal e no Eurosport.
Serão anunciadas mais novidades nas próximas semanas. E, no dia 26 de abril, o Clube de Ténis do Estoril estará engalanado para o arranque da principal festa do ténis português.
LISTA DE INSCRITOS
Entrada direta (dependente do Masters 1000 de Madrid):
- Alex Michelsen (EUA, 20 anos), 37º
- Nuno Borges (Portugal, 28 anos), 43º
- Marcos Giron (EUA, 31 anos), 45º
- Tomas Martin Etcheverry (Argentina, 25 anos), 46º
- Miomir Kecmanovic (Sérvia, 25 anos), 47º
- Jan-Lennard Struff (Alemanha, 34 anos), 49º
- Pedro Martinez (Espanha, 27 anos), 51º
- Roberto Bautista-Agut (Espanha, 36 anos), 52º
- Nicolas Jarry (Chile, 29 anos), 58º
- João Fonseca (Brasil, 18 anos), 59º
- Francisco Comesana (Argentina, 24 anos), 61º
- Kei Nishikori (Japão, 35 anos), 65º
- Learner Tien (EUA, 19 anos), 69º
- Yoshihito Nishioka (Japão, 29 anos), 71º
- Aleksandar Kovacevic (EUA, 26 anos), 77º
- Laslo Djere (Sérvia, 29 anos), 78º
- Fabian Marozsan (Hungria, 25 anos), 81º
- Christopher O’Connell (Austrália, 30 anos), 82º
- Aleksandar Vukic (Austrália, 29 anos), 83º
Wild Cards
- Jaime Faria (Portugal, 21 anos), 99º
Alternates
- Cameron Norrie (Grã-Bretanha, 29 anos), 87º
- Botic Van Zandschulp (Holanda, 29 anos), 88
- Marton Fucsovics (Hungria, 33 anos), 89º
- Luca Nardi (Itália, 21 anos), 93º
- Jesper de Jong (Países Baixos, 24 anos), 96º~
- Borna Coric (Croácia, 28 anos), 97º
- Francesco Passaro (Itália, 24 anos), 98º
- Jaime Faria (Portugal, 21 anos), 99º
- Mackenzie McDonald (EUA, 29 anos), 100º
- Pablo Carreño-Busta (Espanha, 33 anos), 103º