“𝗡𝗮 𝗘𝗣𝗔𝗟 𝗲 𝗻𝗮 𝗔́𝗴𝘂𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗩𝗮𝗹𝗲 𝗱𝗼 𝗧𝗲𝗷𝗼, 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗼 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿 𝗽𝗼𝗿 𝗦𝗶, 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝗔́𝗴𝘂𝗮 𝗲 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗣𝗹𝗮𝗻𝗲𝘁a”
A EPAL e a Águas do Vale do Tejo, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito do Portugal 2020, realizaram investimentos que permitiram a beneficiação e requalificação das Estações de Tratamento de Águas Residuais da Águas do Vale do Tejo, melhorando a vida de mais de 30 000 habitantes – equivalente aos municípios de Borba, Sertã, Guarda e Oliveira do Hospital, bem como o desempenho energético das ETAR.
Os investimentos realizados reforçaram e tornaram mais resiliente o abastecimento de água a mais de 70 000 habitantes dos municípios de Évora, Mourão, Reguengos de Monsaraz e Penamacor, assegurando o cumprimento da legislação em vigor, no que diz respeito à qualidade da água para consumo humano, o aumento da resiliência global dos sistemas e a sua capacidade de resposta aos expectáveis efeitos das alterações climáticas.
Também a Empreitada da ETA de Vale da Pedra, que representou um investimento de 13 milhões de euros, foi cofinanciado em 50%, pelo POSEUR.