A DS AUTOMOBILES E A CASA DA MOEDA DE PARIS LANÇAM NOVAS MOEDAS DE COLEÇÃO PARA COMEMORAR OS 70 ANOS DO LENDÁRIO DS
- A Casa da Moeda de Paris e a DS Automobiles prosseguem a sua parceria de excelência para celebrar o 70.º aniversário de um ícone automóvel, o DS.
- Após a cunhagem da primeira moeda, no valor de 10 Euros, apresentada no início do ano e que esgotou em poucos dias, a prestigiada coleção completa-se agora com a emissão de várias moedas: uma de prata maciça, também de 10 Euros, uma de ouro fino de 20 Euros, outra de prata maciça de alto-relevo de 20 Euros e de um miniset especial DS.
- Esta coleção concebida e cunhada em França como uma Edição Limitada é um presente perfeito para os amantes do lendário modelo DS, bem como para colecionadores exigentes e amantes de objetos de elevada beleza.
DS, um verdadeiro ícone do século XX
Quando foi apresentado na quinta-feira, 6 de outubro de 1955, sob a majestosa abóbada do Grand Palais, no Salão Automóvel de Paris, o DS tornou-se imediatamente um fenómeno. Concebido por Flaminio Bertoni, talentoso estilista, escultor e pintor, assistido por uma equipa de desenhadores, o DS era tão revolucionário como elegante, com as suas linhas vanguardistas e inovações.
Mas, foi também pela sua tecnologia que conquistou o mundo, graças ao talento de dois homens. O primeiro, André Lefèbvre, engenheiro aeronáutico de formação, era um fervoroso defensor da tração dianteira, da aerodinâmica, da leveza e da centralização das massas. O segundo, Paul Magès, engenheiro autodidata, foi o criador da hidráulica. Inventou a famosa suspensão hidropneumática, bem como a assistência hidráulica à direção, à embraiagem e à travagem.
Automóvel revolucionário, o DS tornou-se rapidamente uma referência no mundo das quatro rodas, tendo transportado vários Presidentes da República Francesa.
Durante 20 anos produziram-se perto de 1,5 milhões de exemplares deste automóvel, numa fábrica situada no coração de Paris. Quase quatro décadas após o fim da sua produção – registada a 1 de junho de 2014 – as duas letras deste lendário automóvel renasceram com a criação da marca DS Automobiles. O património do DS está, desde então, ancorado no ADN intemporal da Marca, que nele se inspira para conceber modelos que encarnam a arte francesa das viagens, numa história que se prolonga pelos tempos.
Para assinalar o 70º aniversário desse seu antecessor, a DS Automobiles e a Casa da Moeda de Paris associaram-se para produzir uma série de moedas de coleção de celebração deste ícone automóvel do século XX. A primeira cunhagem, uma moeda de prata no valor facial de 10 Euros, foi posta à venda no dia 4 de fevereiro último, esgotando em poucos dias, comprovando a aura desta Grande Dama das estradas. Agora a coleção será enriquecida com novas cunhagens de moedas, em edições limitadas.