CITROËN 2 CV CHARLESTON

40 ANOS DO CITROËN 2 CV CHARLESTON: – Em outubro de 1980, a Citroën apresentou o 2 CV 6 Charleston no seu stand do Salão de Paris; – Tratava-se de uma série especial inédita, limitada a 8.000 unidades, mas o seu sucesso foi de tal ordem que passou a integrar o catálogo da gama Citroën em julho de 1981, aí se mantendo até ao final da produção do 2 CV, que ocorreu em Portugal (Mangualde); Aliás, o último 2 CV a sair das linhas de produção de Mangualde foi um Charleston, fabricado a 27 de julho de 1990; Embora a época que atravessamos não seja propícia a grandes encontros, é, ainda, possível, conhecer ou recordar, 40 anos após o seu lançamento, este 2 CV de caráter chic e original, com carroçaria bicolor. A Citroën lançava uma Série Especial de 8.000 unidades do seu 2 CV designada “Charleston”, que em França tinha um preço de 24.800 francos franceses. Como o Comunicado de Imprensa (em anexo) então afirmava na época, “Para satisfazer os ‘puristas’ do 2 CV, os faróis são redondos com as respetivas carcaças em vermelho.”

Simultaneamente chic e original, o 2 CV 6 Charleston incorporava o mais elevado patamar de conteúdos e de potência de sempre para um 2 CV. Após o 2 CV Spot de 1976, o 2 CV 6 Charleston dominou o novo fenómeno das séries limitadas. Com base no nível de equipamento Club, o 2 CV 6 Charleston distingue-se pelos seus revestimentos interiores específicos e os faróis redondos, à semelhança do 2 CV Spécial.

O sucesso foi tal, que no ano seguinte, em julho de 1981, a série limitada passou a ilimitada, passando a produzir-se em série na fábrica de Levallois e a integrar o catálogo da gama de modelos Citroën. A versão de produção em série diferia da edição limitada pela adoção de faróis cromados e revestimentos interiores cinza, com decorações em formato de losango.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *